Elas Que Curtam: Dica de drink para aquecer o fim de semana

O frio chegou em algumas regiões do país, mas nem por isso você vai deixar de apreciar um bom drink
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O friozinho resolveu dar as caras em vários estados do Brasil um pouco antes do inverno chegar. Com um clima desses, nada melhor do que passar o final de semana enrolada em várias cobertas, na companhia de um bom filme e uma bebida deliciosa para deixar o corpo e o coração quentinhos.

Por isso, separamos mais uma dica de drink especial para você desfrutar de um fim de semana relaxante e aconchegante.

Para aproveitar e ficar quentinha, a dica de hoje é o Quentão!

Mas, antes de partirmos para a receita desta bebida, você sabe de onde vem o Quentão?

OLHA SÓ: Madam C.J. Walker: de lavadeira a primeira negra milionária dos EUA

Não se sabe a origem exata da bebida, mas acredita-se que ela tenha sido feita pela primeira vez no interior de Minas Gerais e São Paulo, para aquecer o corpo durante o inverno.

Adotada pelas festas juninas em todo o país, as receitas começaram a variar com a inclusão de ingredientes como canela, marshmallow e até trocando a tradicional cachaça, bebida originalmente utilizada no Quentão, pelo vinho.

Agora que já sabe de onde veio, que tal descobrir como se faz a bebida?

Quentão

Ingredientes:

– 3 xícaras (chá) de cachaça;

– 2 xícaras (chá) de água;

– 1 ½ xícara (chá) de açúcar;

– 1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de aproximadamente 3 cm x 3 cm);

– 2 ramas de canela;

– 5 cravos-da-índia;

– Casca de 1 laranja (opcional);

– Casca de 1 limão (opcional);

– 2 minimaçãs (opcional).

Modo de preparo:

1. Em uma caçarola adicione o açúcar, o gengibre ralado, a canela, o cravo e as cascas da laranja e do limão (que são opcionais). Coloque a panela em fogo médio e deixe tudo cozinhando até o açúcar todo derreter e formar um caramelo dourado (não esqueça de mexer sempre para não queimar ou endurecer demais).

2. Retire a panela do fogo, adicione água aos poucos e mexa delicadamente. Aqui é importante lembrar de duas coisas: se a panela estiver muito quente, o líquido pode começar a borbulhar e se uma parte do açúcar endurecer, ele vai derreter conforme for misturado com a água.

3. Quando já tiver adicionado toda a água, volte a panela no fogo médio e adicione a cachaça. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.

4. Depois de ferver pelo tempo necessário, desligue o fogo e sirva a bebida com uma concha direto da caçarola. 

5. Se optar por adicionar as maçãs, remova as sementes, os cabinhos e corte em fatias finas. Depois é só adicionar a fruta nas canecas já com a bebida.

Vai bem com: como uma bebida tipicamente brasileira e tradicional nas festas juninas, você pode servi-la com comidas comuns nessa época do ano, como bolo de milho, pinhão e canjica.

Compartilhar a matéria:

×