Carol Filgueiras: Aprenda a ter uma rotina efetiva de cuidados com o corpo, a pele e os cabelos

Produtos e processos em excesso causam efeito rebote e anulam o potencial de sucesso do tratamento
Arquivo pessoal
Carol Filgueiras: Aprenda a ter uma rotina efetiva de cuidados com o corpo, a pele e os cabelos
Use uma água micelar antes de lavar o rosto, para retirar o excesso de maquiagem, e dê uma atenção maior à limpeza na área dos olhos.

Com a evolução da tecnologia em velocidade exponencial e ampliação do acesso à informação por meio do mundo digital, surgiram um mar de possibilidades e dinamismos que tem causado uma grande sobrecarga no nosso dia a dia

Nos aproximamos de conteúdos que nunca acessaríamos antes, adquirimos a possibilidade de encontrar a resposta para absolutamente qualquer dúvida pela internet, além de pesquisar sobre o histórico de qualquer pessoa ou negócio.

OLHA SÓ: 5 dicas práticas para promover o autocuidado durante a pandemia

No campo da beleza, estas possibilidades também se multiplicaram. Entre sermos pressionadas por padrões perfeccionistas manipulados por filtros que maquiam imperfeições, sermos bombardeadas por estilos de vida dígnos de comerciais de margarina no Instagram ou por resultados de harmonizações faciais e inúmeros procedimentos, nos deparamos com um mar de opções, onde às vezes fica difícil saber por onde começar.

A exacerbação das possibilidades traz um sentimento de incapacidade de vencer o dia a dia, de nunca estar fazendo o suficiente ou ser bonita ou adequada o bastante. 

Comparar ou querer copiar padrões de beleza inalcançáveis, nos afasta de quem realmente somos e isso faz com que deixemos de celebrar o que temos de mais bonito, que é a nossa autenticidade e jeito único de ser.

Ainda bem que Newton já tinha previsto que toda ação gera uma reação. E essa evolução toda tem provocado um movimento de volta às raízes, de necessidade de reconexão com a terra, com a volta ao natural e às ritualizações antigas, passadas de geração para geração. Esse movimento requer simplificar rotinas e desacelerar o ritmo frenético pautado por todos esses gadgets tecnológicos.

E, por meio da minha coluna, venho propor exatamente isso para nosso dia a dia de cuidados: desacelerar e simplificar a rotina de beleza.

Em vez de fazermos uma lista imensa de coisas, vamos nos dedicar a poucos cuidados, mas essenciais e executados com maestria. Vamos apostar em poucos produtos, mas de qualidade e apropriados ao seu tipo de pele e cabelo. Cuidarmos do nosso bem-estar com consistência, deixando de lado os excessos. 

Mais nem sempre é melhor que menos. Excessos de produtos podem causar um efeito rebote, onde os ingredientes deixam de atuar de forma potencializada por estarem recebendo interferência de outros. 

E AINDA: Aprenda a cuidar da sua energia em cinco passos

Acompanhe o passo a passo para ter uma rotina de cuidados simples, mas eficaz:

1. Cuidados faciais 

Limpeza, tratamento, hidratação e proteção

– Limpeza: ela deve ser feita em abundância e sem esquecer os cantinhos junto às orelhas, narinas, nas bordas do rosto e pescoço. 

É preciso passar uma quantidade abundante de um sabonete facial apropriado para seu tipo de pele, enxaguar muito bem e repetir se necessário –note se sua toalha ou algodão ficaram sujos de maquiagem ou outras impurezas. 

Use uma água micelar antes de lavar o rosto, para retirar o excesso de maquiagem, e dê uma atenção maior à limpeza na área dos olhos. 

– Tratamento: aqui entra um sérum clareador de manchas, um sérum antirrugas, um produto antiacne ou um tônico para equilibrar o pH da sua pele e prepará-la para o próximo passo.

– Hidratação: até mesmo peles oleosas precisam ser hidratadas, mas, de preferência, sob orientação de um dermatologista. 

A hidratação, como o próprio nome diz, ajuda a sua pele a ter mais brilho e se manter jovem por mais tempo. Reforça sua barreira de proteção e evita a sensibilidade. 

Os movimentos devem ser circulares, para estimular a circulação do rosto, e voltados para cima. Coloque a intenção de estímulo no seu rosto. 

LEIA AQUI: 4 passos para fortalecer seu verdadeiro eu

Não se esqueça da área dos olhos, que é mais delicada. Se optar por aplicar um creme nesta região, use o dedo anelar e dê leves batidinhas de dentro para fora. Não se aproxime muito dos olhos para  que o produto não cause irritação. 

O colo e o pescoço também são fundamentais! Devem ser tratados com a mesma gentileza e cuidado que o restante da face. 

Proteção:  filtro solar sempre, seja na maquiagem ou em versões com ou sem cor.  Mesmo se estiver em casa, não abra mão do produto, alguns tipos de luzes e telas de computador e celular prejudicam nosso rosto. 

Dias nublados também requerem o uso do protetor, porque nossa pele continuará exposta aos raios UVA e UVB, responsáveis por manchar a pele. 

2. Cuidados corporais 

Limpeza, hidratação e proteção

– Limpeza: no banho, ao menos que você tenha brincando na lama ou rolado na areia (que aliás, não é uma má ideia), a água já é o bastante para limpar o seu corpo. O sabonete ou shower gel são necessários apenas nas áreas do corpo nas quais temos dobrinhas, como a região íntima, axilas e pés.  

Os sabonetes estão cada vez mais adequados ao nosso tipo de pele, mas acabam por retirar em excesso o óleo de proteção natural, principalmente quando esfregamos nosso corpo com uma bucha. 

A esfoliação é diferente da limpeza diária com bucha. Nela, há a intenção de friccionar para retirar as células mortas e devolver o brilho à nossa pele. Entretanto, este ritual deve ser feito apenas uma vez por semana e não se deve tomar sol logo após, pois a pele fica muito sensível. Para não correr risco, eu esfolio a noite, e sempre uso um óleo hidratante junto, assim posso até pular o próximo passo (hidratar) se der aquela preguiça.

FIQUE POR DENTRO: Maiana Bonotto: Como deixei a advocacia e me tornei criadora de conteúdo

– Hidratação: é muito importante hidratar a pele do corpo, principalmente joelhos, cotovelos, pés e mãos. A hidratação adequada previne possíveis irritações, ameniza o aspecto esbranquiçado, melhora a textura e  protege a pele de agentes externos como poluição. 

Curta seu ritual, entregue-se a este momento, ame-se, sinta a fragrância do produto. Obtenha prazer com este pequeno gesto de carinho que está fazendo para si.

– Proteção: novamente, filtro solar. Na cidade, eu que tenho pele morena, passo apenas nas mãos, pescoço e colo. Também deixo sempre um creminho na bolsa ou no carro, porque quando estamos dirigindo, inevitavelmente, expomos nossas mãos ao sol. 

3. Cuidados capilares

Limpeza, hidratação e proteção 

– Limpeza: para uma limpeza adequada e que não deixa resíduos no couro, tenha um shampoo apropriado para o seu tipo de cabelo, de preferência, transparente, sem parabenos, sulfatos, petrolatos ou sal são essenciais. 

O shampoo deve ser aplicado somente na raíz, não é necessário passar nas pontas. Aplique uma pequena quantidade e dilua em água, por meio de uma cumbuca ou ao colocar e tirar rapidamente sua cabeça no chuveiro. 

Da mesma forma que a pele, passar um produto adequado ao Ph do couro cabeludo faz com que a barreira natural de proteção seja fortalecida e evite acúmulo de gorduras e poluição. Folículos capilares que não estão entupidos respiram e ajudam os fios a crescer! Cabelos fortes, mulher feliz. 😊

– Hidratação: com o condicionador perfeito para seu tipo de cabelo, aplique o produto somente nas pontas, sem excesso. Enquanto deixa ele agir o produto por três a cinco minutos (o calor do banho faz com que o produto penetre mais facilmente), desembarace cuidadosamente o cabelo com um pente de dentes largos. Comece pelas pontas e suba gradativamente para a raiz, porque assim você evita a quebra dos fios. Ah, e retire os fios que caírem para evitar entupir o ralo. 

OLHA SÓ: Aparência e essência

Assim como o shampoo, enxágue os cabelos de forma a tirar completamente o condicionador. Uma vez por semana, faça uso de uma máscara capilar. Deixe o produto agir por pelo menos cinco minutos e sempre combine este dia com o dia da esfoliação corporal, para evitar excesso de tempo no chuveiro.

– Proteção:  antes de secar ou modelar o seu cabelo, é muito importante protegê-lo. Todos os utensílios que superaquecem os fios, os danificam em igual proporção. Se puder evitar modelar com chapinha ou babyliss, melhor. Aprenda a valorizar os fios naturais. Se optar por secar, faça de forma que possa ir modelando aos poucos ou com produtos que disciplinam fios mais rebeldes. 

Estas são regras básicas, simples e suficientes para deixar o seu corpo, rosto e cabelos fortes para se protegerem das agressões do dia a dia. Você não vai levar muito tempo para executar cada uma delas. E se aproveitar este processo para se conectar com seu corpo, para ficar em paz, trabalhar a aceitação do que a incomoda ou a apreciação do que admira, você vai ser capaz de tornar tudo mais prazeroso e vai se sentir mais próxima de si mesma.

Lembre-se: o melhor cuidado está na prevenção. Lucre evitando tratamentos para reparar danos. Não deixe de fazer algo pequeno agora e de forma consistente, para depois correr atrás do tempo perdido. Aliás, tempo é o nosso maior luxo e algo que o dinheiro não pode trazer de volta.

Carol Filgueiras é empresária, cineasta, hoteleira e responsável pela expansão da marca de produtos de beleza Santapele, nascida no Hotel Emiliano.

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Compartilhar a matéria:

×