Amanda Gomes: 3 passos para lidar com a exaustão do dia a dia

Sobrecarga pode ser eliminada com um sistema de pontos capaz de otimizar a rotina
Avatar Amanda Gomes
Amanda Gomes: como lidar com a exaustão do dia a dia
Estabelecer prioridades e aprender a delegar são posturas essenciais para aliviar a sobrecarga

Você se sente sobrecarregada e parece não ver ou ter alternativas?  Sente que todo dia trabalha,  trabalha, trabalha, chega no final do expediente exausta  e ainda tem a sensação de que tudo está atrasado? 

No dia seguinte, o sentimento de ansiedade contínua: quando está no trabalho, fica pensando em tudo que deixou de fazer em casa; e quando está em casa, não consegue se sentir presente porque está pensando no que deixou de fazer no trabalho. 

OLHA SÓ: Como identificar se você é uma líder autêntica

A  dica importante é entender se você está focando sua energia nos 80% que realmente vão resolver os seus problemas. Possivelmente, esta sobrecarga tem a ver com o excesso de tarefas, quando você precisa fazer uma série de coisas e aí não sabe o que priorizar. Faz sentido? 

Então, veja a seguir 3 dicas importantes para minimizar essa sensação de ansiedade que toma conta das nossas emoções: 

1.  Identifique o real problema que você precisa resolver

Dentro de uma empresa você tem um objetivo central atribuído à sua função. Qual é, de fato, o problema que você resolve para o seu negócio ou para a companhia que você trabalha?  Qual é o impacto final se você fizer tudo que precisa fazer? Essas perguntas são importantes para entender o real valor do resultado que precisa promover, antes de ir para a execução da tarefa. 

2. Liste tudo que precisa fazer para resolver o seu problema e atribua pontos

Liste absolutamente todos os seus papéis e responsabilidades e atribua pontos para cada uma das tarefas.  Você poderá delegar para cada ação 80 pontos ou 20 pontos. Para as atividades que são super relevantes para que de fato o seu problema central seja resolvido, você irá atribuir 80 pontos. Já aquelas que não são tão relevantes, ou seja, se não forem feitas ou forem prorrogadas não haverá um impacto muito grande, você pontua em 20.  

3. Terceirize, delegue ou elimine as atividades de 20 pontos

Se você tem clareza do que realmente é relevante, deve fazer o que for possível para se concentrar no que é 80% da solução do problema. Faz sentido? 

E AINDA: O melhor amuleto para conquistar a verdadeira liberdade

Geralmente, temos a falsa sensação de estamos atolados por não ter clareza das atividades que devemos  eliminar rotina, além de gastar tempo demais nas tarefas menos relevantes da nossa vida. 

Assim, trabalhe para eliminar, terceirizar ou delegar aquilo que não é importante e que, com certeza, toma muito do seu tempo e concentração.  

Aplicando essa regra simples, eu tenho certeza que você vai produzir mais e se sentir muito mais leve.  😉

#descomplique

Desejo verdadeiramente que você aplique essas dicas no seu dia a dia e torne sua rotina mais simples. 

Forte abraço e até mais.

Amanda Gomes é graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão de Varejo pela Fia USP, possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e é CEO e cofundadora do Instituto Geração Soul

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×