Carol Filgueiras: Aprenda um ritual para encontrar sua beleza de inverno

Momento de frio é propício para reflexão, introspecção e restauração do corpo e da alma
Arquivo pessoal
Carol Filgueiras: Aprenda um ritual para encontrar sua beleza de inverno
A disciplina na rotina de alimentação saudável e exercícios toma outro rumo nos dias frios

A rotina de autocuidado fica mais desafiadora quando os termômetros caem. Se por um lado nossa pele fica mais ressecada, demandando mais atenção, por outro a preguiça aumenta. 

Um agravante da situação é que tomamos banhos mais quentes e que, por consequência, desidratam ainda mais nossa derme. Isso quando não pulamos esta etapa por não querer encarar o frio tirando a roupa –aqui fica fácil entender os franceses e seus maravilhosos perfumes.

OLHA SÓ: 5 passos para ter cabelos brilhantes sem sair de casa

A disciplina na rotina de alimentação saudável e exercícios toma outro rumo. Nosso corpo pede para nos movimentarmos menos e ingerirmos  pratos mais quentes e calóricos. 

A verdade é que tudo isso tem fundamento. Nosso sistema obedece a ciclos biológicos provenientes de mecanismos de proteção que nos acompanham ao longo da evolução humana. Nos primórdios e, principalmente, nos países nórdicos, os alimentos eram mais escassos e o frio limitava a atividade da caça. Os dias eram mais curtos e o período se tornava propício à introspecção. 

Por mais que tenhamos avançado tecnologicamente, continuamos com a mesma memória biológica. Nosso corpo fala e precisamos obedecer o seu ritmo. Quem nunca se sentiu frustrada no inverno com aqueles quilinhos a mais? Isso sem contar o atual cenário de pandemia, no qual nos encontramos mais reclusas e ansiosas.

Mas calma, respira, que para tudo tem solução! 

E, aqui, não vamos falar de uma solução imediata, mas uma que requer escutar a si mesma, se cobrar menos e se aceitar mais. Aceitar que esta é uma fase, que você precisa deste momento de aconchego, que este período de menos movimento e mais introspecção é uma oportunidade de olhar para si, refletir, entrar em contato com o silêncio, meditar e, literalmente, se sentir. 

Por mais que o caos ainda exista lá fora, esta fase é um bom momento para determinar o que deve ser encerrado, o que não lhe serve mais. Assim, você vai ser capaz de florescer quando a primavera chegar e fazer planos mais coerentes para seguir na direção certa. 

Em relação à hidratação, tome mais chá, água em temperatura ambiente, e escolha hidratantes ou óleos corporais que possam ser aplicados durante o banho. 

E AINDA: 5 dicas para fortalecer o sistema imunológico de forma prática

Quando o assunto é o nosso rosto, esta é uma boa hora para fazer tratamentos dermatológicos fotossensíveis, caprichar nos cremes para a região dos olhos, pescoço e mãos. 

Para promover a sensação de aconchego e bem-estar, faça esforço para tomar um banho quente antes de dormir. Complete o ritual com meias quentinhas para garantir aquele descanso merecido e com conforto.

Aprenda a olhar com aceitação cada dobrinha extra do seu corpo e valorize a feminilidade na sua forma de ser. Faça exercícios mais reparadores, como yoga, e entre em contato com as suas emoções. 

Aproveite o momento para fazer atividades debaixo dos cobertores, como ver séries, ler um bom livro ou simplesmente ficar mais juntinho de quem você ama! Acenda uma vela, escute uma música que desperte boas memórias, comece a escrever um diário.

Esta época do ano, apesar dos obstáculos, tem muita beleza, então faço um convite para que você possa se entregar de corpo e alma e, assim,  encontrar sua beleza de inverno!

Carol Filgueiras é empresária, cineasta, hoteleira e responsável pela expansão da marca de produtos de beleza Santapele, nascida no Hotel Emiliano.

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Compartilhar a matéria:

×