Maiana Bonotto: 7 maneiras de prevenir o envelhecimento precoce e ter uma pele saudável

Usar protetor solar, beber água e ter uma alimentação saudável estão entre as recomendações
Arquivo Pessoal

Quem não gostaria de continuar com uma pele saudável e aspecto mais jovem com o passar dos anos? Todos nós sabemos que, com o tempo, nossa pele vai mudando. Começa a perder o colágeno, linhas de expressão e ruguinhas surgem e aparecem algumas manchas. Mas o que muitos não sabem é que podemos prevenir esse processo de envelhecimento, mudando e trazendo alguns hábitos à nossa rotina. 

Muitos são os fatores que podem causar danos à pele, acelerando o processo de envelhecimento natural. Além da exposição ao sol, que traz muitos danos, podemos falar da poluição, da luz dos dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, além de outros agressores ambientais invisíveis aos olhos. Todos esses danos causados por agentes externos promovem a formação de radicais livres, flacidez, rugas e manchas. 

LEIA MAIS: 7 hábitos fundamentais para quem quer ter qualidade de vida

A alimentação e hábitos não saudáveis, por sua vez, também são fatores que influenciam para potencializar os efeitos do envelhecimento cutâneo. Alimentos ricos em antioxidantes, uma rotina de cuidados com skincare e a prática de atividades físicas são ótimos aliados para manter um aspecto mais jovem.

Veja, a seguir, algumas dicas para retardar o envelhecimento da pele:

1. Use protetor solar todos os dias

É fundamental usar filtro solar, de preferência com fator de proteção 30 ou mais, para proteger a pele diariamente contra a ação dos raios UV, que causam o câncer de pele. Mesmo sem exposição ao sol, é recomendado o uso, pois a luz artificial dos aparelhos eletrônicos também causa danos cumulativos.

2. Não durma maquiada

Um erro bastante comum é dormir com resíduos de maquiagem na pele. Além de facilitar o entupimento dos poros, esse hábito acaba impedindo a renovação celular da derme e diminui a produção de colágeno e elastina, essenciais para ter uma pele mais firme e viçosa. Por isso, é muito importante fazer uma limpeza facial e remover toda maquiagem antes de deitar.

3. Beba muita água

Pode parecer clichê, mas não custa repetir sempre a importância de ingerir bastante água ao longo do dia. A hidratação ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo e é capaz de prevenir problemas de pele, eczemas, rugas e flacidez. O ideal é que você beba a quantidade certa, de acordo com seu peso corporal, para fornecer o volume adequado para o organismo.

4. Adote uma alimentação saudável

Uma alimentação balanceada tem um papel muito importante para evitar o avanço da idade na aparência. Escolher melhor os alimentos, colocando mais frutas e vegetais no dia a dia, faz muita diferença. O alto consumo do açúcar é prejudicial, já que a substância é um vilão para quem deseja uma pele mais jovem. Evite alimentos processados e frituras, dando preferência a opções leves e com um bom nível nutricional.

5. Pratique atividades físicas

Exercícios físicos fazem muito bem à nossa saúde e trazem inúmeros benefícios para o organismo. Além de melhorias nos sistemas cardiovascular e respiratório, quem se exercita previne doenças e contribui para saúde de pele em diversos aspectos. A atividade física ajuda a reduzir o nível de cortisol, melhorando a elasticidade e fortalecendo a barreira de proteção da pele.

6. Use produtos antioxidantes

Além de consumir alimentos ricos em antioxidantes, é importante investir em produtos com vitamina C, que ajudam a proteger e evitar o envelhecimento cutâneo, combatendo a formação de radicais livres. Tem muitas opções e marcas no mercado, para todos os tipos de pele, idade e bolsos. O ideal é ter uma rotina de skincare sagrada aliada aos hábitos saudáveis no dia a dia.

7. Não fume

As substâncias tóxicas do cigarro reduzem o fluxo sanguíneo da pele, o que leva a uma diminuição da oxigenação, causando ressecamento e o surgimento de rugas. Os efeitos do tabagismo aceleram o envelhecimento e são visíveis, pois a pele vai perdendo o viço e o aspecto de luminosidade natural. Aos fumantes, nunca é tarde para criar novos hábitos e tentar deixar o vício de lado para o bem da saúde e da pele.

Maiana Bonotto é beauty expert e criadora de conteúdo para moda, comportamento e bem-estar

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×