Marcia Paron: 3 dicas de como parar de comprar por impulso e em excesso

A compra em excesso pode ser causada pela paixão momentânea por algum item muitas vezes desnecessário
MARCIA PARON EDIT_v1

Tenho recebido muitas reclamações sobre as compras desenfreadas e desnecessárias, principalmente nessa pandemia da Covid-19.

Segundo a neurociência, a compra em excesso pode ser causada pela paixão momentânea por algum item muitas vezes desnecessário, consumido por escolhas apressadas e incertas, que refletem em compras desenfreadas.

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Isso porque existem “gaps cerebrais”, que fazem com que a maioria de nossas decisões tornem-se completamente inconscientes, principalmente em situações de estresse exacerbado ou prolongado, como as vividas durante esse período de crise sanitária.

Além disso, temos a nossa amiga dopamina (neurotransmissor cerebral), que é liberada ao realizar uma compra, por exemplo, dando sensação de prazer.

Para estar menos vulnerável em seus hábitos de consumo, é importante:

1. Ter consciência

Procure aumentar seu grau de consciência sobre o processo de compra, trabalhando autoconhecimento, entre o eu real e as suas necessidades.

2. Ter olhar crítico

Tenha um olhar crítico para as mensagens de moda e consumo e só compre aquilo que fizer sentido para sua jornada.

3. Questionar

Antes de comprar se faça as seguintes perguntas:

  • Eu preciso mesmo disso hoje?
  • Qual sentido faz para meu estilo de vida?
  • Por qual motivo quero tanto esse item?
  • Quantas vezes vou usá-lo?

Também é Importante rever as suas formas de “gratificação”, já que quando são realizadas através de consumo, podem trazer culpa, prejuízo e sensação de vazio, pois são momentâneas. 

Sócrates, o filósofo grego, sugere que questionemos tudo, perguntando por que fazemos coisas repetidamente, mesmo quando aquilo não preenche os vazios e não resolve o problemas atuais. Questione-se sempre antes de comprar, porque o que você busca na verdade, é o bem estar e felicidade.

Marcia Paron é coach de imagem e estilo, com mais de 28 anos de experiência no mercado da moda nacional e internacional.

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

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