Precisamos falar sobre balanços de empresas

Notícias quentes sobre o mercado financeiro, por Luciene Miranda
Foto Luciene avatar v1

Falta pouco. Ainda nesta semana, pipocam os primeiros balanços de companhias do terceiro trimestre do ano.

Se você investe em ações, debêntures ou tem a intenção de fazer isso um dia, acompanhe nossa coluna Ordinárias e Preferenciais dos próximos dias. Vamos detalhar tudo para você.

Saiba que ser sócio bem-sucedido de uma empresa requer conhecimento sobre ela. Não é simplesmente achá-la simpática ou arrojada. Não significa apenas ver comerciais desta companhia na TV ou outras mídias. Até porque, ela pode estar usando o marketing para atrair acionistas ingênuos enquanto as finanças andam péssimas.

Leia também: Entenda a diferença entre o IPCA e o IGP-M e como ela impacta os investimentos

Eu mesma já tive balanço nas mãos de companhia com planos de abrir capital na bolsa. Dono cheio de graça, marqueteiro que só. As finanças estavam bem ruins. Não foi apenas o meu olhar, mas o do auditor independente que assinou o balanço desta empresa. Faz quase três anos isso. Esta companhia ainda não conseguiu fazer seu IPO e lançar ações na bolsa.

As companhias listadas em bolsa de valores, ou seja, com ações negociadas na B3 ou outra bolsa no mundo, são obrigadas a divulgar suas finanças para os acionistas e ao mercado em geral a cada três meses. Por isso são classificadas como empresas de capital aberto. No balanço, tem tudo. Mas é necessário saber olhar com atenção e descobrir os números realmente importantes para você.

Onde encontrar o balanço? Na página de relações com investidores do site desta companhia. Se você for lá, já poderá ver até o dia e o horário em que o balanço será divulgado. Será uma apresentação em formato PDF, às vezes toda cheia de fotos, gráficos e charme. Outras vezes, bem simples e direta.

truques para ver os números mais importantes ali no balanço. Isso porque, muitas vezes, a empresa “disfarça” aquele resultado que não foi tão bom naquele trimestre. Está lá, mas fica escondidinho ou lá no fim do documento. A empresa destaca o que foi bom, coloca lá no começo da apresentação, mas deixa o resultado de má performance bem discreto, cheio de vergonha.

Bonito é ver um balanço corajoso que assume seus problemas de cabeça erguida e diz logo a que veio. Olha, tive prejuízo líquido este trimestre por causa disso, disso e daquilo. Pronto! Dói, mas assim é a vida. Altos e baixos.

Estamos falando do documento (release) de apresentação do balanço, quando a empresa explica seus resultados. A parte dos números é padrão mesmo, fica lá para o final, e a empresa não tem o que fazer senão colocar a verdade ali do jeito que manda a norma técnica. Também vamos te ajudar a ler e entender esta planilha. Acompanhe a coluna!

Falando de pregão, a bolsa deu refresco ontem, apesar ainda dos temores com o desrespeito ao teto de gastos do governo no programa social que foi confirmado a R$ 400,00 mensais. Vi gente ironizando nas redes sociais que gostaria de ver a reeleição só para saber como o governo iria lidar como rombo no orçamento. Brasil é o país do jeitinho, da falta de planejamento e de preocupação com as gerações futuras.

O noticiário corporativo segue agitado. Vamos com algumas.

Petrobras (PETR3, PETR4) divulgou relatório de produção e vendas do terceiro trimestre do ano com alta anual de 1,2% na produção média de petróleo, líquido de gás natural e gás natural totalizando 2,8 milhões de barris equivalentes por dia (boed). O pré-sal produziu 2,01 milhões de barris equivalentes por dia, respondendo por 71% do total da companhia no período.

Banco BMG (BMGB4) anunciou a compra da fintech O2OBOTS para chatbot, aquele robozinho que conversa com a gente no chat do site da empresa. O valor da operação não foi divulgado e a conclusão do negócio ainda depende de aprovação do Banco Central. Segundo o BMG, a aquisição faz parte da estratégia de expansão e criação de novas unidades de negócios.

Braskem Idesa, subsidiária mexicana da brasileira do setor químico Braskem (BRKM5), anunciou aprovação interna para o acordo com a estatal mexicana Pemex para a construção de um terminal de importação de etano. Autoridades do governo daquele país também assinaram o acordo.

Embraer (EMBR3) anunciou a entrega de 30 jatos no terceiro trimestre de 2021. Do total, nove aeronaves comerciais e 21 jatos executivos. Em 30 de setembro, a carteira de pedidos firmes da companhia totalizou US$ 16,8 bilhões, segundo a companhia.

Quero saber sua opinião sobre a coluna Ordinárias e Preferenciais.

Meu e-mail na Elas que Lucrem é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×