Ao contrário do que dizem, não é errado oferecer presente para a criança passar de ano

Promessa deve ser alinhada ao motivo da gratificação
avatar Ana Pregadier

Se você passar de ano você vai ganhar…

O final do ano letivo está chegando e, nesse momento, muitas mães ficam preocupadas se realmente os filhos vão passar de ano. E, como isso, as promessas surgem.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Quando prometemos para os nossos filhos que, se eles passarem de ano, irão ganhar um videogame, uma bicicleta ou aquele presente que eles tanto querem, temos a melhor das intenções! 

Buscamos, com isso, motivar e estimular as crianças a terem um bom resultado e sabemos que, na maioria das vezes, essa motivação realmente funciona. Isso dá um gás para que elas se esforcem, estudem ainda mais e consigam superar aquele desafio de passar de ano. E não há nada errado em fazermos isso, mas vale a pena, junto com essa promessa, observamos algumas coisas…

Essa promessa motivadora deve vir alinhada ao motivo de estarmos oferecendo um presente.

Por quê? 

Porque oferecer o presente em troca de passar de ano, sem uma explicação, pode acabar parecendo que estamos “comprando o esforço” das crianças, e isso não é bom.

Ao explicar para as crianças que se elas passarem de ano toda a família economizará, e que isso fará com que não seja preciso comprar novamente os mesmos materiais e repetir o ano gastando duas vezes com as mesmas coisas, ela entenderá que este presente não é um pagamento pelo seu esforço e, sim, uma recompensa por ter ajudado toda a família a crescer e a economizar.

A linha entre fomentar um pensamento, uma lógica de raciocínio interesseiro e uma lógica de raciocínio colaborativo não está no ato de dar ou não dar um presente, de pagar ou não pagar alguma coisa, mas sim em COMO ESSA PROPOSTA É FEITA.

LEIA MAIS: Por que finanças é coisa de crianças

Assim, é encorajador e super produtivo quando toda a família se envolve nessa empreitada que, muitas vezes, é um desafio e um momento muito tenso para a criança. 

Por isso, se você oferece um presente para os seus filhos passarem de ano, NÃO SE SINTA CULPADA!

Mesmo que algumas pessoas digam que isso é errado, o erro e o problema não estão no fato de oferecer o presente, mas sim na forma como, muitas vezes, isso é feito. 

Então, mamãe… Se você está preocupada e o seu filho está passando nesse momento por dificuldades na escola…

Respire, relaxe e converse com a criança. 

Ofereça, sim, se você puder, um presente motivador! Mas também acompanhe e participe dessa jornada de superação junto com seu filho. 

Isso, além de ajudar a superar o desafio de passar de ano, também vai estreitar os laços entre vocês, aumentar a confiança e transformar essa situação tão difícil em um momento de conquista em uma vitória da família que, depois, será comemorada não só com o presente da criança, mas com uma celebração onde toda a família foi vitoriosa.

Ana Pregardier é escritora, educadora financeira e especialista em formação de hábitos

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×