Até onde vai a coragem de uma mulher?

Notícias quentes sobre o mercado financeiro, por Luciene Miranda
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Até onde vai a coragem de uma mulher? Pode ir longe!

Em uma votação histórica nesta terça-feira (9), o Supremo Tribunal Federal formou maioria de 6 a 0 para apoiar a liminar concedida pela ministra Rosa Weber na última sexta-feira (5) suspendendo o pagamento de deputados pelo governo para aprovação de projetos na Câmara dos Deputados.

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O chamado “orçamento secreto” foi denunciado em maio pelo jornal O Estado de S. Paulo e chegou a destinar R$ 1,2 bilhão dos cofres públicos para o pagamento de deputados que votaram a favor da PEC dos Precatórios na semana passada.

Alguns parlamentares chegaram a ganhar R$ 15 milhões para votar pela aprovação do texto que estoura o teto de gastos para 2022 em mais de R$ 90 bilhões para bancar, principalmente, benefícios que visam resgatar uma popularidade perdida do governo em busca de uma reeleição no ano que vem.

A ministra Rosa Weber argumentou que o pagamento dos deputados, via mecanismo chamado de RP9 por meio de emendas do relator, não apresenta a transparência necessária em um regime democrático como o do nosso país.

Houve forte pressão de legislativo e executivo sobre o STF, sobre a ministra, mas o uso antiético do dinheiro público pelos políticos em Brasília está suspenso até o final de 2021.

Coincidência ou não, a bolsa brasileira subiu.

Em seguida, o noticiário corporativo deu sequência às boas novas.

  • Braskem (BRKM5) reportou lucro líquido de R$ 3,5 bilhões com queda de 52% na comparação com o segundo trimestre, mas saindo do prejuízo registrado no mesmo período de 2020, quando perdeu R$ 1,4 bilhão.

  • Localiza (RENT3) anunciou um lucro líquido de R$ 671,4 milhões no terceiro trimestre, com alta de 106,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.

  • Tupy (TUPY3) requereu patente de um novo bloco de motor de ferro fundido voltado à aplicação em veículos híbridos. O conceito, desenvolvido em parceria com a Ricardo PLC, é uma alternativa para aplicação em veículos híbridos, alcançando peso aproximadamente 5% inferior aos componentes feitos em alumínio.

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