Novembro negativo na bolsa brasileira

Notícias quentes sobre o mercado financeiro, por Luciene Miranda
avatar Luciene1

Os temores em relação à inflação no país e também com a política fiscal do governo para 2022 impactaram mais uma vez a bolsa brasileira, levando o Ibovespa a zerar os ganhos conquistados ao longo do mês de novembro.

Para ser mais precisa, o índice está negativo neste mês em 0,53% . No ano, perde 13,5%.

LEIA MAIS: Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Zerar os ganhos no mês é como passar uma borracha em tudo de positivo que aconteceu para o mercado de ações nas últimas semanas. Em especial, os bons resultados conquistados por empresas que superaram as dificuldades do período de pandemia.

De acordo com levantamento feito pela Economática, a soma dos lucros líquidos de mais de 400 companhias listadas na bolsa no terceiro trimestre de 2021 foi de R$ 128,24 bilhões, o que representa alta de 125% em relação ao mesmo período do ano passado.

Tudo isso virou poeira no pregão desta quarta-feira (17). Quem tinha que ter ganho, aproveitou no momento certo em movimentos típicos de investidores mais experientes ou profissionais. Quem perde mesmo é o pequeno investidor.

Amanhã bem cedinho, às 5 da manhã, saberemos mais um pouco sobre a situação da inflação no Brasil pelo índice de preços ao consumidor, o IPC da Fipe. O mercado estará muito atento a este indicador.

No noticiário corporativo, a JBS (JBSS3) anunciou a aquisição da empresa espanhola Bio Tech Foods, do segmento de proteína cultivada a partir de células animais. O frigorífico também irá construir uma nova planta na Espanha para dar escala à produção, além de implantar o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia de alimentos e de proteína cultivada no Brasil. O valor total do investimento é de US$ 100 milhões.

Quero saber sua opinião sobre a coluna Ordinárias e Preferenciais

Meu e-mail é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×