Como emprestar dinheiro ao banco – e tirar muito proveito disso

CDBs são excelentes instrumentos no planejamento financeiro de qualquer pessoa
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
avatar Jaqueline Granja
avatar Jaqueline Granja

Estamos numa época do ano em que a maioria de nós se sente inspirada a refletir sobre o que conquistou e o que não conseguiu realizar ao longo dos últimos 12 meses. Além disso, o momento é propício para começar a fazer planos para o ano que se anuncia.

Com base nesse espírito de realização e revisão de metas, eu quero convidá-la a conhecer um tipo de investimento que vai ajudar – e muito – no planejamento e realização de seus próximos sonhos. Você já poderá começar a investir antes da virada do ano e iniciar 2022 com planos bem definidos e em andamento, como a aposentadoria ou a faculdade do filho. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Na última coluna, eu falei sobre o Tesouro Direto e, agora, quero avançar mais um passo e ensiná-la a emprestar dinheiro ao banco. Isso mesmo! Em vez de pedir empréstimo às instituições financeiras, você é quem vai empresar seu dinheiro a elas.

Eu estou falando do Certificado de Depósito Bancário – os famosos CDBs –, um produto que é um excelente instrumento no planejamento financeiro de qualquer pessoa. Vou explicar algumas vantagens e, no final, você vai entender por que ele é o queridinho dos grandes investidores.

Para começar, esses títulos possuem a mesma segurança da poupança. Isso mesmo: você não leu errado. Muita gente acredita que não existe segurança fora da caderneta de poupança, mas isso não é verdade. Essa segurança é proporcionada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que se responsabiliza pelo pagamento do seu título em caso de falência do banco. Atualmente, essa garantia protege até R$ 250 mil por banco e por CPF.

Outra grande vantagem é a facilidade de acesso: alguns bancos oferecem CDBs com investimento mínimo de R$ 50, e os aportes podem ser feitos diretamente pelo celular.

Além disso, tem o que, para mim, são os maiores benefícios de todos: a possibilidade de planejamento e a previsibilidade que esses títulos nos proporcionam.

Vou explicar melhor com um exemplo. Vamos imaginar que você precise se preparar para o pagamento da faculdade do seu filho que tem, hoje, 14 anos – como o meu. Você pode escolher um CDB com data de vencimento que coincida com a entrada dele na universidade. Nesse caso hipotético, você optaria por um título com vencimento em dezembro de 2025, mas, seguindo a mesma lógica, o produto serve para financiar as próximas férias em família, custear a festa de 15 anos da sua filha ou, até mesmo, trocar de carro.

Agora que você já foi apresentada ao CDB, eu vou explicar como investir na prática. O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. Agora uma dica de ouro: as corretoras independentes sempre oferecem uma variedade de títulos muito maior do que os grandes bancos. Preste atenção nisso!

Em seguida, defina o valor que você deseja investir e a data em que precisará desse dinheiro, já acrescido dos juros. Nesse meio tempo, seu rico dinheirinho vai trabalhar duro – e render!

O próximo passo é escolher o melhor título para o seu perfil e, para isso, é preciso entender que o importante é que essa escolha seja feita com base nas suas necessidades, afinal, o dinheiro é seu e ele precisa trabalhar por você.

Não perca tempo só fazendo planos para o próximo ano. Comece hoje a transformar os seus sonhos em objetivos. Tenho certeza de que os CDBs podem ser poderosos aliados em 2022 e no futuro. Além de começar a planejar, de fato, passos importantes, você vai fazer algo muito justo: colocar o dinheiro para trabalhar no seu lugar. Afinal, você trabalha muito por ele.

Até a próxima!

Jaque Granja

@donadomoney

Jaque Granja é especialista em investimentos, educadora financeira, mentora de investimentos para iniciantes e criadora do canal @donadomoney no Instagram

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem: