Como emprestar dinheiro ao banco – e tirar muito proveito disso

CDBs são excelentes instrumentos no planejamento financeiro de qualquer pessoa
avatar Jaqueline Granja

Estamos numa época do ano em que a maioria de nós se sente inspirada a refletir sobre o que conquistou e o que não conseguiu realizar ao longo dos últimos 12 meses. Além disso, o momento é propício para começar a fazer planos para o ano que se anuncia.

Com base nesse espírito de realização e revisão de metas, eu quero convidá-la a conhecer um tipo de investimento que vai ajudar – e muito – no planejamento e realização de seus próximos sonhos. Você já poderá começar a investir antes da virada do ano e iniciar 2022 com planos bem definidos e em andamento, como a aposentadoria ou a faculdade do filho. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Na última coluna, eu falei sobre o Tesouro Direto e, agora, quero avançar mais um passo e ensiná-la a emprestar dinheiro ao banco. Isso mesmo! Em vez de pedir empréstimo às instituições financeiras, você é quem vai empresar seu dinheiro a elas.

Eu estou falando do Certificado de Depósito Bancário – os famosos CDBs –, um produto que é um excelente instrumento no planejamento financeiro de qualquer pessoa. Vou explicar algumas vantagens e, no final, você vai entender por que ele é o queridinho dos grandes investidores.

Para começar, esses títulos possuem a mesma segurança da poupança. Isso mesmo: você não leu errado. Muita gente acredita que não existe segurança fora da caderneta de poupança, mas isso não é verdade. Essa segurança é proporcionada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que se responsabiliza pelo pagamento do seu título em caso de falência do banco. Atualmente, essa garantia protege até R$ 250 mil por banco e por CPF.

Outra grande vantagem é a facilidade de acesso: alguns bancos oferecem CDBs com investimento mínimo de R$ 50, e os aportes podem ser feitos diretamente pelo celular.

Além disso, tem o que, para mim, são os maiores benefícios de todos: a possibilidade de planejamento e a previsibilidade que esses títulos nos proporcionam.

Vou explicar melhor com um exemplo. Vamos imaginar que você precise se preparar para o pagamento da faculdade do seu filho que tem, hoje, 14 anos – como o meu. Você pode escolher um CDB com data de vencimento que coincida com a entrada dele na universidade. Nesse caso hipotético, você optaria por um título com vencimento em dezembro de 2025, mas, seguindo a mesma lógica, o produto serve para financiar as próximas férias em família, custear a festa de 15 anos da sua filha ou, até mesmo, trocar de carro.

Agora que você já foi apresentada ao CDB, eu vou explicar como investir na prática. O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. Agora uma dica de ouro: as corretoras independentes sempre oferecem uma variedade de títulos muito maior do que os grandes bancos. Preste atenção nisso!

Em seguida, defina o valor que você deseja investir e a data em que precisará desse dinheiro, já acrescido dos juros. Nesse meio tempo, seu rico dinheirinho vai trabalhar duro – e render!

O próximo passo é escolher o melhor título para o seu perfil e, para isso, é preciso entender que o importante é que essa escolha seja feita com base nas suas necessidades, afinal, o dinheiro é seu e ele precisa trabalhar por você.

Não perca tempo só fazendo planos para o próximo ano. Comece hoje a transformar os seus sonhos em objetivos. Tenho certeza de que os CDBs podem ser poderosos aliados em 2022 e no futuro. Além de começar a planejar, de fato, passos importantes, você vai fazer algo muito justo: colocar o dinheiro para trabalhar no seu lugar. Afinal, você trabalha muito por ele.

Até a próxima!

Jaque Granja

@donadomoney

Jaque Granja é especialista em investimentos, educadora financeira, mentora de investimentos para iniciantes e criadora do canal @donadomoney no Instagram

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×