O que fazer quando o Papai Noel traz dinheiro?

Esta é uma oportunidade para ensinar educação financeira, empoderamento, responsabilidade e autonomia para os pequenos
avatar Ana Pregadier

Você sabia que apenas dar dinheiro de presente para as crianças e deixar que elas gastem não ensina educação financeira?

É, gente… Não basta dar o dinheiro e dizer: agora você irá pagar as coisas…

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Vamos lá! Vamos aproveitar esta que é uma tremenda oportunidade para ensinar educação financeira, empoderamento, responsabilidade e autonomia para nossos filhos!

Em todos os momentos onde eles ganharem dinheiro – seja no aniversário, no Natal ou em qualquer data importante – nós podemos aproveitar para desenvolver hábitos financeiros saudáveis nas nossas crianças. 

Mas, se não adianta dizer para elas usarem o dinheiro, o que podemos fazer?

  • Faça uma brincadeira com a criança

Conversem e pensem juntos sobre o que fazer com o dinheiro. Para que ela vai usar? A partir dessa conversa, vocês podem fazer desenhos que representam os planos futuros da criança para o uso daquele valor! 

Esse tipo de brincadeira fomenta o pensamento sobre qual é o maior benefício, qual é a melhor forma de usar esse dinheiro e qual é a que trará mais alegria e mais diversão.

Este é um momento de ouro!

Isso porque a criança, depois de pensar e desenhar, poderá escolher e, de fato, realizar o que ela pensou.

LEIA MAIS: Cartinha para o Papai Noel é ferramenta de educação financeira para crianças

  • Não adianta pensamento sem ação

Materialize o pensamento da criança para o uso do dinheiro. 

Primeiro em desenho (fase de planejamento).

Depois pegando o dinheiro, pesquisando preços das coisas que ela quer, e, se possível, realizando a compra de verdade!

  • Quem deve comprar é a criança

Eu sei que muitas vezes queremos facilitar as coisas pagando no cartão e ficando com o dinheiro da criança, mas ISSO NÃO É BOM. 

Para a criança, a experiência de entregar o dinheiro com suas próprias mãozinhas e ver aquele dinheiro que era dela ir para uma loja, é uma experiência super marcante e faz parte de um grande aprendizado sobre autonomia, mérito e responsabilidade.

Ela precisa abrir mão do dinheirinho que era dela para ficar com o produto que queria comprar. Por isso que viver a experiência completa é tão importante e tão relevante quando se trata de formar hábitos financeiros saudáveis.

A grande lição de educação financeira quando a criança ganha dinheiro de Natal, não é simplesmente ela usar o dinheiro. Trata-se dela aprender a pensar sobre a quantia e escolher a melhor forma de usá-la: como e quanto gastar. Os pequenos precisam perceber que não adianta só sair gastando, o importante é escolher como e porque isso acontecerá. 

É assim que nós podemos transformar de fato um presente em dinheiro em uma lição de educação financeira para os nossos filhos!

Ana Pregardier é escritora, educadora financeira e especialista em formação de hábitos

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×