O ‘vai e vém’ do rally de Natal da bolsa brasileira

Notícias quentes sobre o mercado financeiro
avatar Luciene1

Antevéspera de Natal e o Ibovespa segue intermitente no rally típico de fim de ano. Nesta quarta-feira (22), não acompanhou os ganhos nas bolsas em Nova York.

Lá, o produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,3% no terceiro trimestre de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a terceira revisão feita pelo Escritório Federal de Análise Econômica (BEA na sigla em inglês). A leitura anterior havia sido de 2,1%.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Por aqui, o medo dos investidores diante das incertezas político-econômicas no país prevaleceu. Após a aprovação no Congresso do orçamento para 2022 e as concessões feitas a políticos – com fundo eleitoral e emendas do relator – e a policiais para aumento salarial, outras categorias se mostraram insatisfeitas com o resultado do acerto entre governo e legislativo.

Hoje, o jornal O Estado de S. Paulo destacou a notícia de que mais de 500 servidores da Receita Federal entregaram cargos de chefia em protesto contra o governo pela categoria não ter sido beneficiada no orçamento para o ano que vem.

E o trabalho da Receita é primordial para a arrecadação federal, ou seja, o “din din” para pagar as contas do governo. Ou tentar.

Não há investidor que aguente tanta incerteza e instabilidade.

Amanhã, último dia de pregão antes do Natal, o mercado vai acompanhar aqui a divulgação do IPCA-15 de dezembro – prévia da inflação oficial – às 9h da manhã, além de vários dados de atividade econômica nos EUA.

Me fale o que acha desta coluna Ordinárias e Preferenciais.

Meu e-mail é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×