Reconhecer a importância do feminismo é o primeiro passo para diminuir a discriminação de gênero

Não queremos brigar com os homens. A luta é pela equidade entre nós e eles
avatar Hellen Moreno

Durante muito tempo, e infelizmente ainda nos dias atuais, existe uma confusão acerca do termo feminismo, que costuma ser associado a raivosas lutas contra os homens. Por puro desconhecimento, muitos ainda julgam esse movimento como um desejo das mulheres de serem iguais aos homens.

Contudo, a principal bandeira do feminismo é acabar com o sexismo, ou seja, com a discriminação de gênero, e com a exploração dos corpos femininos. No fundo, é dar a oportunidade para que as mulheres ocupem os mais variados espaços.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

E nós, mulheres empoderadas, investidoras e convictas do nosso potencial, não podemos nos eximir de ser feministas. Todas nós – aliás, TODOS nós, uma vez que a luta pela equidade também deve incluir os homens. É preciso levantar a bandeira que busca eliminar o sexismo e a dominação do patriarcado.

Longe de mim trazer uma narrativa de difícil compreensão – ou os termos da moda. Mas o fato é que, todos os dias, recebo em meu escritório mulheres de diversas classes sociais que estão sofrendo opressão – diversas formas dela. E a conclusão é sempre a mesma: a conta não fecha para as mulheres.

Empregamos nosso amor, nossa energia e nosso tempo na construção de empresas e de famílias para, no final, ganhamos cerca de 25% menos do que os executivos homens. Enquanto nossos maridos acumulam riqueza, nós criamos seus filhos e, por vezes, devido ao regime de separação de bens, acabamos sem patrimônio em casos de divórcio, sem condições até de manter o dia a dia. Por isso, sejamos todas feministas, alertas quanto à exploração de nossas vidas. Empoderadas, ganhando, administrando e investindo nosso próprio dinheiro. Só assim seremos capazes de diminuir a lacuna existente entre homens e mulheres. Bora escrevermos juntas essa história?

Hellen Moreno é advogada especializada em causas femininas

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×