Castelinhos de areia também ensinam educação financeira

Veja como transformar a brincadeira em uma importante lição
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Fazer castelinhos na areia é uma das brincadeiras preferidas das crianças, principalmente das mais novas, e nós também podemos aproveitar para transformá-las em um momento de aprendizado no qual a criança irá vivenciar três conceitos fundamentais de educação financeira. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Quais são as coisas necessárias, importantes e supérfluas? 

NECESSÁRIAS

As coisas necessárias da vida são aquelas que precisamos para viver, como, por exemplo, a água, a comida e o ar. Da mesma forma que não dá para fazer um castelo sem a base com a areia, nós também não conseguimos sobreviver se não tivermos as coisas necessárias. 

Um castelo não pode ser construído se não tiver areia para fazer sua base: isso são as coisas necessárias. São aquelas que precisamos fazer em primeiro lugar, onde o nosso esforço e os nossos recursos devem ser investidos primeiro.

IMPORTANTES 

Depois que nós temos as coisas necessárias para manter a vida, existem várias outras que são muito importantes para nós, como, por exemplo, os livros para estudarmos, uma cama para dormirmos ou uma mochila para levar os materiais escolares.

No entanto, não conseguimos pensar nessas coisas se não tivermos primeiro o que for necessário. E no castelo de areia é a mesma coisa: não adianta querer construir portas, janelas e torres se não temos nem a areia para fazer a base do castelo.

LEIA MAIS: Aproveite as férias para criar uma mesada para o período

SUPÉRFLUO

Agora que já temos as coisas que precisamos para sobreviver e as coisas importantes para o nosso dia a dia, já podemos começar a investir em outras coisas que também são muito boas, como, por exemplo, um refrigerante, um picolé ou um lençol daquele personagem que a gente tanto gosta. 

E o que são as coisas supérfluas no castelo de areia?

Todas as coisas que usamos para deixá-lo ainda mais maravilhoso (conchinhas, enfeites etc.). Essas coisas supérfluas também são ótimas! No entanto, existe uma ordem em que as coisas precisam ser feitas: se não houver castelo, não existe o que enfeitar. 

Por isso, o momento de construir um castelo de areia é uma ótima oportunidade para trazermos essas comparações com o nosso dia a dia e com a nossa vida para começar a familiarizar as crianças com esses conceitos. 

Embora pareçam conceitos simples, eles são a base para o uso consciente do dinheiro.

Beijo, gente!

Veja as redes sociais o Finanças é coisa de Criança e conheça os livros de Educação Financeira Infantil!

Ana Pregardier é escritora, educadora financeira e especialista em formação de hábitos

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×