Aprenda a fazer um capeta gourmetizado

Bebida é uma homenagem à cidade de Porto Seguro, na Bahia
Avatar_Thaty_Gidaro

Hoje vou falar de um lugar bem carnavalesco em que o seu próprio hino logo revela de onde estou falando: “Porto Seguro – oh! Linda praia iluminada. Oh! Ninho de ouro onde o Brasil nasceu”.

Ligada pelo rio Buranhém a Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, a cidade da Bahia foi praticamente o ponto de chegada dos portugueses no Brasil, em 1500.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Além das belíssimas praias, a charmosa Porto Seguro também oferece diversão e, no carnaval, tem blocos de rua.

A famosa PASSARELA DO ÁLCOOL pode ser o local para curtir a noite na cidade. Compre uma sandália bem rústica e caminhe, confortavelmente, na área em que foi criado o coquetel mais conhecido dentro e fora do Brasil, depois da caipirinha, e é xodó dos carnavais brasileiros: o capeta.

A bebida mistura guaraná, cacau e canela em pó com leite condensado e vodca e mel – uma referência explícita ao famoso anjo caído.

O capeta foi criado em 1984 pelo baiano Antonio Carlos. Ele buscava um drink para deixar a galera de Porto Seguro acordada.

Nas palavras de seu criador, “queria uma mistura que deixasse o povo ligado para aguentar as baladas diárias, pois lá é carnaval de segunda a segunda”.

LEIA MAIS: Aprenda a fazer uma versão gourmet do Chevette

Para conquistar o público feminino, a saída foi colocar frutas ácidas – abacaxi e uva itália – e acrescentar leite condensado, conferindo mais cremosidade à mistura. Com isso, o coquetel agradou em cheio as nativas e turistas – brazucas e estrangeiras – que frequentavam sua barraca na conhecida Passarela do Álcool.

Para gourmetizar esse famoso coquetel, criei uma mistura bem interessante que remete um pouco dessa maravilha de criação e pode ser uma ótima opção para quem quiser curtir o carnaval em grande estilo! Bora aprender?

VENENO DOCE

Ingredientes

50 ml de licor 43

50 ml de Jack Daniel’s Honey

50 ml de leite condensado

150 gramas de morango congelado

1 pitada de canela em pó

Modo de preparar

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois sirva polvilhado com canela.

Thaty Gidaro é formada em Gestão de Alimentos e Bebidas pelo Instituto Federal de Santa Catarina e especialista em mixologia internacional pela European Bartender School

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×