Controle financeiro não vai resolver a sua vida, planejamento vai

Embora muita gente confunda, as duas coisas são bem diferentes. Controlar é olhar como o dinheiro foi gasto, enquanto planejar é definir para onde o seu dinheiro vai antes mesmo de recebê-lo
avatar_Marina Farias

De acordo com uma pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 45,8% dos entrevistados não realizam um controle sistemático do seu orçamento, sendo que 29,3% deles o fazem apenas “de cabeça”, ou seja, recorrem a um método pouco confiável para organizar suas finanças.

Precisamos falar sobre isso!

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Afinal, a maioria das pessoas não lembra nem o que comeu no café da manhã, mas acredita que consegue tabular todos os gastos no débito, crédito, Pix e boletos de memória. Talvez resolva se você comer menos queijo, porém nada comprovado cientificamente.

Bom, considerando que a ficha caiu – referência para quem tem mais de 30 anos ou conheceu um orelhão – e que, neste momento, eu já a convenci de que a sua memória não é tão confiável assim, o fato é que você precisa confiar menos nela e passar a colocar as coisas no papel, tanto para controlar, quanto para planejar os seus gastos. E eu vou ajudá-la a fazer isso usando um exemplo bem claro da série  “La Casa de Papel”.

A obra conta a história de uma quadrilha que se reúne por meses para planejar um assalto à Casa da Moeda da Espanha. Durante a trama, os ladrões demonstram total clareza e domínio do plano traçado e, mesmo com inúmeros imprevistos ao longo do caminho, sempre voltam para a ideia original – até conquistar seu objetivo.

Isso é planejar. Quando os integrantes da quadrilha invadiram o local, sob as ordens do Professor, eles já sabiam, previamente, tudo que precisariam fazer!

Muitas pessoas recebem o dinheiro, gastam e depois olham a fatura do cartão e o extrato da conta para verificar para onde foi aquele recurso. A única coisa que isso gera é frustração e, infelizmente, ainda não temos uma máquina do tempo para voltar e mudar nossas atitudes.

LEIA MAIS: Marina Farias: da infância pobre à missão de educadora financeira

O controle serve para que você entenda o cenário e crie planejamentos mais assertivos. Portanto, dedique um tempo para traçar o seu plano inteligente antes de o dinheiro entrar, assim, quando isso acontecer, ele já terá destino certo.

Esse é o segredo para você não tropeçar, afinal, a única coisa que quem tem que cair é o dinheiro na sua conta!

Até a próxima!

Marina Farias é educadora financeira, com pós-graduação em neurociência e comportamento

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×