10 dicas para se manter com energia e juventude

Ter a mente aberta e curiosidade em relação à vida ajudam no bem-estar
avatar Carol Filgueiras

Manter-se jovem não tem a ver com idade, procedimentos e aparência. Manter-se jovens é sobre ter a mente aberta, energia e curiosidade em relação à vida. Mesmo assim, o corpo pede cuidado, e pensando no todo, compilei algumas dicas para ajudar na nossa qualidade de vida. Vamos lá?

Conheça  a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

  1. Se alimente, não coma!

A diferença é simples. Quando você se serve de um prato colorido, rico em fibras, minerais e vitaminas, está se alimentando, mas se você serve um prato cheio de produtos enlatados e embutidos, está apenas matando a fome. Estes tipos de alimentos podem causar alergias e doenças cardiovasculares e, quando consumidos em excesso, podem levar até mesmo ao desenvolvimento de tipos específicos de câncer devido aos inúmeros aditivos químicos, aromatizantes, corantes, estabilizantes, conservantes e acidulantes. Comer menos também é importante. Nos Estados Unidos, um estudo comparou cinquentões que viviam de dieta com outros que consumiam, em média, 2.000 calorias por dia. A conclusão foi que o primeiro grupo teve uma expectativa de vida cerca de 30% maior, além de aparentar ser mais jovem do que os congêneres da mesma idade.

2. Pergunte, procure, peça!

Não perca sua curiosidade de viver, de aprender algo novo, de indagar do porquê das coisas achando que deveria saber. Não ache que está tarde para nada, que não pode começar um projeto novo, um plano novo, ou descobrir um novo amor. A vida é mágica e está sempre nos provando que não adianta planejarmos nada. Fique aberta aos sinais da vida, as magias das conexões e aos impulsos que ganha ao seu redor. Não se acomode com hábitos, quebre rotinas e sinta cada momento como se fosse a primeira vez.

3. Evite refrigerante, álcool etc...

Além de ter um valor nutricional quase nulo, os refrigerantes possuem alto teor de açúcar, que eleva também o valor calórico da bebida, os compostos presentes nos refrigerantes como sódio, corantes, acidulantes e conservantes apresentam sérios riscos à nossa saúde a médio e longo prazo. O consumo da bebida pode resultar em retenção hídrica, visível inchaço nas pernas e membros inferiores, comprometimento do trato gastrointestinal. Em relação ao álcool, destacam-se entre os principais agravos à saúde o comprometimento do raciocínio e memória, dificuldade de aprendizagem e de outras funções cerebrais. Além disso, é um imunossupressor e diminui o seu metabolismo. Ele permanece no nosso corpo nos enfraquecendo por 72 horas após seu consumo. Assim como refrigerantes, promove retenção hídrica e inchaço. O que posteriormente ajuda na produção de radicais livres e envelhecimento precoce.

4. Coma alimentos coloridos!

Os antioxidantes são moléculas responsáveis por neutralizar os radicais livres, combatendo a oxidação das estruturas celulares, quando isso ocorre, é possível prevenir doenças como câncer, problemas no coração, doenças de pele, além de ajudar no bom funcionamento das funções cerebrais, ou seja, o uso de antioxidantes previne o envelhecimento precoce. A maneira mais fácil de encontrá-los? In natura! Há alimentos que são fontes de antioxidantes: legumes e frutas laranjas e vermelhas são ótimos exemplos. Por isso combine-os de acordo com seu paladar! Só faz bem!

5. Beba água!

Com o avançar da idade diminuímos a secreção salivar e aumentamos os problemas de desidratação. Beber água é importante para todo mundo, mas quanto mais avançada a idade, mais importante é a hidratação. A falta de água suficiente no organismo está associada à sensação de cansaço, sonolência, perda de desempenho físico e metal, danos à aparência da pele, e outras funções orgânicas. Água hidrata! 3 litros ao dia, por favor.

LEIA MAIS: Saiba como alimentar sua energia vital

6. Durma bem!

Uma boa noite de sono é essencial para manter os níveis de energia, além de ter importância fundamental na formação de hormônios importantes para o humor e antienvelhecimento, portanto desacelere um pouco o ritmo intenso do dia antes de dormir, tome um floral de Bach, leia um livro, relax!

7. Use fio dental!

De acordo com pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, a inflamação bacteriana da gengiva, causada pelo acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes, aumenta em 72% o risco de doença cardiovascular!

8. Estude o que você ama!

Estudar nos tira da rotina e provoca novas formas de pensar. O conhecimento é uma das melhores ferramentas que podemos ter, principalmente se estamos estudando algo que amamos. Atualize-se com o mundo, hoje temos varias opções de cursos online e gratuitos, várias ferramentas no YouTube, Google e materiais eletrônicos onde você pode ampliar seus horizontes. Estudar pode aumentar a capacidade da memória, ativar o poder de concentração e, com o hábito, aumentar a nossa capacidade de aprender. Quanto mais estudamos e exercitamos o cérebro, mais protegido ele estará de doenças de degeneração, como o mal de Alzheimer, por exemplo.

9. Não se esqueça dos prazeres da vida e pode comer chocolate sim!

Com o dia a dia, acabamos perdendo as pequenas descobertas e prazeres da vida. Não podemos deixar de apimentar nosso cotidiano com uma escapada para um café gostoso, um encontro com aquela amiga que não vemos há muito tempo, ou observar o sol se pôr. Tirar um dia para fazer o que quiser, sem compromisso com ninguém (mamães inclusas, tem que pedir ajuda, mas fazer acontecer).

E sim, em pequenas quantidades, o chocolate pode ser benéfico à saúde! Segundo estudo do King’s College, de Londres, a quantidade de flavonoides encontrada em 50 gramas de chocolate é equivalente à de seis maçãs, duas taças de vinho ou sete cebolas. Os flavonoides têm sido apontados como importantes armas no combate aos radicais livres.

10. Transe mais!

A atividade sexual traz sensações de prazer e bem-estar, combate o stress, aumenta a autoestima e ainda por cima, ou por baixo, queima calorias. Estudos mostram que as pessoas sexualmente ativas são mais saudáveis, segundo a OMS, o sexo é um dos quatro pilares da qualidade de vida, ao lado do prazer no trabalho, da harmonia familiar e do lazer.

Então é isso, mais chocolate e sexo, menos rotina e previsibilidade. Siga sua vida com a paixão e a magia que ela merece e se sentirá cada vez melhor!

Carol Filgueiras é empresária, cineasta, hoteleira e responsável pela expansão da marca de produtos de beleza Santapele, nascida no Hotel Emiliano

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×