Aprenda a fazer um drink em homenagem a Sophie Berezinski

Imigrante russa desembarcou nos Estados Unidos com 2.000 canecas de cobre maciço
Avatar_Thaty_Gidaro

Para comemorar o mês da mulher, hoje vou homenagear a Sophie Berezinski – mulher que ajudou a criar uma bebida muito queridinha em bares e restaurantes: o Moscow Mule.

A reverência não é para a bebida, mas para a belíssima lição de empreendedorismo! 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

A origem desse drink se deu no final dos anos 1930. 

Sophie Berezinski, imigrante russa recém-chegada aos Estados Unidos, desembarcou do navio com 2.000 unidades de canecas de cobre maciço, herança do pai, que tinha uma fábrica de peças de cobre, mas que na época estava falida.  

O marido de Sophie não suportava mais ver tantas canecas empilhadas pelos cômodos da casa e decidiu dar um ultimato para vendê-las ou se livrar delas. 

Sophie teve, então, a ideia de vender as canecas de cobre – material durável e um excelente condutor de temperatura – na Califórnia. Essas características as tornavam ótimos utensílios para bares e restaurantes, ainda mais naquele estado, onde o verão era quente. 

LEIA MAIS: Aprenda a fazer um capeta gourmetizado

Ela bateu de porta em porta por Los Angeles para encontrar alguém que pudesse comprar as canecas. 

Depois de vagar pelas ruas de Santa Monica, em um de seus longos dias de busca, ela bateu no bar Cock’n’Bull, no Sunset Boulevard. A casa, que tinha boas comidas e bebidas inglesas, também era frequentada por grandes celebridades de Hollywood. 

Ela conheceu dois comerciantes, a quem mostrou suas canecas e contou um pouco da sua história. Foram eles: John Martin e Jack Morgan.

Martin, que havia comprado há cerca de dez anos a destilaria de vodka Smirnoff, enfrentava dificuldades para introduzir a bebida no país porque ela não era muito apreciada pelos norte-americanos na época. 

Morgan era o dono do bar e produtor de uma marca de ginger beer que também não tinha bons resultados nos negócios da bebida. 

Eles perceberem que poderiam se unir em torno de algum produto rentável para todos e passaram a dedicaram horas para criar uma bebida que misturasse a vodka do Martin e a ginger beer do Morgan e fosse servida na caneca da Sophie. 

A proposta era um simples, saboroso e que ressaltasse o melhor de cada um dos produtos.  

O cobre ajudaria a vendê-lo, pois além de chamar atenção da clientela, tornava o coquetel ainda mais refrescante. 

Eles usaram o marketing para divulgar a nova bebida. Martin adquiriu uma câmera fotográfica que revelava as imagens na hora (uma grande inovação para a época), e passou a frequentar bares ensinando os barmans como fazer o drink.  Ele tirava uma foto do barman segurando uma garrafa da vodka Smirnoff e uma caneca com Moscow Mule. 

Posteriormente, ele usava as fotos para apresentar a novidade para os outros bares. 

Atualmente, as canequinhas da Sophie e o drink Moscow Mule são famosos no mundo inteiro! 

O “drink da canequinha“, como é conhecido aqui no Brasil, ganhou novas versões com espumas de gengibre, morango, além de uma infinidade de sabores. 

Hoje, vou ensiná-las a fazer uma releitura bem gostosa desse drink. Creio que a Sophie iria adorar a versão e provar!  

Bora aprender? 

MULA MANCA

Ingredientes

 50 ml de cachaça 

 30 ml de suco de limão 

 30 ml de xarope de açúcar

 30 ml de suco de gengibre natural  

Modo de preparar 

Bata todos os ingredientes na coqueteleira, despeje na canequinha de sua preferência e finalize com a espuma de gengibre e as raspinhas de limão.

Você pode comprar a espuma pronta no supermercado ou fazê-la em casa, caso tenha uma garrafa de chantilly. Veja como fazer abaixo:

Ingredientes da espuma

150 ml de xarope de açúcar

1 colher de café de emustab

75 ml de suco de gengibre bem coado

75 ml de suco de limão bem coado 

100 ml de tônica Citrus 

Modo de preparar a espuma 

Bata todos os ingredientes até dissolver o emustab e virar uma espuma. Coloque na garrafa de chantilly e feche-a. Acrescente o gás e use à vontade sua espuma de gengibre.

Modo de preparar o xarope de açúcar

1 kg de açúcar  

500 ml de água

Ferva a água, desligue o fogo e coloque o açúcar. Mexa até dissolver todo o açúcar. Coloque na geladeira. O xarope pode ser usado em outros drinks, como a caipirinha.

 

Thaty Gidaro é formada em Gestão de Alimentos e Bebidas pelo Instituto Federal de Santa Catarina e especialista em mixologia internacional pela European Bartender School

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×