As mulheres e as finanças podem viver felizes para sempre

Elas devem acreditar em seu potencial para cuidar do próprio dinheiro e, assim, deixar um grande legado para seus filhos e as futuras gerações
avatar Karina Pescada

Qual foi a sua primeira experiência com dinheiro? Isso mesmo, lá na infância, o que você aprendeu com seus pais sobre dinheiro?

A sua primeira experiência com dinheiro pode marcar para sempre a forma que você se relaciona com ele pelo resto da vida. O dinheiro é a maior fonte de carga emocional que existe – você pode ser feliz para sempre com ele, ou então viver em pura desarmonia financeira.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

A mulher carrega consigo mil maneiras de encarar suas finanças. Há quem tenha tido na infância uma boa educação financeira: pais ensinando a economizar uma parte da mesada para o futuro ou pode ser que na sua infância você tenha passado por necessidades, então leva o dinheiro em sua vida como um mal necessário e, portanto, nunca consegue ter o bastante para momentos de emergência.

Pode ser também, que na sua casa seu pai cuidava de todas as finanças e sua mãe não tinha o menor entendimento sobre o assunto e em muitos casos, como este, a violência doméstica estava presente, onde sua mãe era totalmente dependente financeiramente e emocionalmente do seu pai e por esse motivo nunca buscou ter uma vida melhor.

São inúmeras formas que moldam nossa relação com dinheiro desde a infância.

O fato é que precisamos nos libertar de algumas crenças em relação ao dinheiro que nos impedem de sermos mulheres independentes financeiramente.

Precisamos criar novas formas de pensar toda vez que as nossas emoções estiverem à frente de decisões financeiras.

Temos que “dar uma segurada” nos prazeres imediatos que eliminam a possibilidade de alcançarmos nossos sonhos.

LEIA MAIS

Na hora de comprar algo sempre se questione:

Eu preciso disso, ou estou comprando apenas para satisfazer uma necessidade emocional?

Eu tenho dinheiro para comprar?

Precisa ser agora, ou eu posso esperar?

Essas perguntas fazem você refletir se realmente é relevante em sua vida adquirir certo produto ou serviço. Outra dica que considero muito essencial: não compre na hora. Reflita um pouco antes de tomar qualquer decisão de compra que comprometa sua renda mensal. Pode ser que você descubra que não precisava realizar aquela compra naquele momento e foram necessários alguns dias ou horas para descobrir isso.

Falando em comportamento financeiro, somos sempre seres irracionais que colocam as emoções à frente de qualquer tomada de decisão financeira e, como vimos, somos influenciadas diretamente pelos ensinamentos marcantes de nossa infância, quer sejam eles, bons ou ruins.

A única forma de ter uma boa relação com dinheiro pelo resto da vida é saber dominar suas finanças e se livrar dos limites impostos em sua infância.

A mulher deve acreditar que tem, sim, um verdadeiro potencial para cuidar do seu próprio dinheiro e pode deixar um grande legado para os seus filhos e futuras gerações.

Karina Scola Pescada é planejadora financeira pessoal CFP® da Foquemos Investimentos

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Consciente

Compartilhar a matéria:

×