Taxa Selic vai a 11,75% ao ano

avatar Luciene1

Mais de duas horas depois do encerramento dos negócios na B3, o Copom – Comitê de Política Monetária – do Banco Central anunciou a decisão de elevar a taxa básica de juros (Taxa Selic) em 1,0 ponto percentual, de 10,75% para 11,75% ao ano.

A decisão do colegiado foi unânime. Junto com a nova taxa, as informações do comunicado que o mercado lê, digere e usa nas suas estratégias de negócios.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

O Copom citou a deterioração do cenário econômico externo com o conflito entre Ucrânia e Rússia e o aumento da incerteza em todo o mundo.

Destacou que o choque de oferta [petróleo, principalmente] eleva as pressões inflacionárias que já se acumulavam antes da guerra em “economias emergentes e avançadas”.

Com PIB – Produto Interno Bruto – acima do esperado em 2021, mas inflação “surpreendendo negativamente”, nas palavras do comitê, optou-se por uma redução do ritmo de alta da taxa.

Nas últimas três reuniões do Copom, a elevação havia sido mais intensa de 1,5 ponto percentual.

“Diante da volatilidade recente e do impacto sobre as projeções de inflação de sua hipótese usual para o preço do petróleo em dólar, o Comitê decidiu adotar também, neste momento, um cenário alternativo”.

Outra grande preocupação do BC é a condução da política fiscal do governo, fazendo referência aos gastos públicos.

“Apesar do desempenho mais positivo das contas públicas, o comitê avalia que a incerteza em relação ao arcabouço fiscal mantém elevado o risco de desancoragem das expectativas de inflação”.

Para as próximas reuniões, o comitê avisa que as altas da taxa básica vão continuar intensas.

No entanto, na reunião desta semana, o Copom afirmou que o momento exige serenidade para a avaliação da extensão e duração dos atuais choques. Mas também fez um alerta!

“Caso esses choques se provem mais persistentes ou maiores que o antecipado, o Comitê estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário”.

Por ora, a reunião daqui a 45 dias deverá ter a mesma alta de 1,0 ponto percentual, de acordo com o recado deixado no comunicado do BC de hoje.

“Para a próxima reunião, o Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude”.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×