Quer dar um cartão para o seu filho? Leia isso primeiro!

As crianças precisam entender que o físico, o real, vem antes do virtual
avatar Ana Pregadier

Uma dúvida recorrente dos pais na educação dos filhos é sobre dar ou não um cartão para as crianças. Aos seis, sete ou oito anos, os pequenos até podem ter um e conseguir lidar com ele. Mas, para que isso aconteça e dê bons frutos no futuro, os adultos precisam primeiro garantir algumas coisas.

Antes de dar um cartão, brinque de vendinha! Isso mesmo. Deixe as crianças manipularem dinheiro em papel. Faça com que elas paguem, troque, guardem o dinheiro. 

Depois, crie um banco de faz de conta. Deposite aquele dinheirinho no banco e dê, à criança, um pedacinho de papel que faz as vezes do cartão do banco. Assim, ela experimentará o que é guardar o dinheiro e usar o cartão.

Em seguida, estimule o uso do cartão no “banco”. Você pode fazer o papel do caixa e dar a seguinte orientação: “Bem-vinda ao banco! Você quer dinheiro? Vai até o nosso caixa eletrônico”.

LEIA MAIS

Esse “caixa eletrônico” de mentirinha pode ser uma caixa de papelão. Nela, você desenha e pinta, criando a saída do “dinheiro”. Assim, quando a criança colocar o cartão no compartimento certo, você entrega o dinheirinho (o mesmo que ela depositou no banco antes) pela saída da máquina que vocês construíram.

Por meio dessa brincadeira, a criança vai perceber que o dinheiro que ela está pegando é o mesmo que ela depositou/guardou antes.

Precisamos fazer todo o processo para que ela  entenda que o físico, o real, vem antes do virtual.

Depois disso, aí sim a criança conseguirá entender o que é um PIX, o que é o cartão e o que é uma conta no banco.

Até a próxima!

@financasecoisadecrianca

@anapregardier

Ana Pregardier é escritora, educadora financeira e especialista em formação de hábitos

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×