Combustível: como encaixá-lo no seu planejamento financeiro

Proposta de redução do ICMS não quer dizer, necessariamente, que o preço vai cair
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
avatar_Marina Farias
avatar_Marina Farias

Neste momento, está tramitando no Congresso Nacional uma proposta de acordo com os governos estaduais para reduzir a carga tributária sobre os combustíveis. O projeto de lei propõe um teto de 17% para o ICMS sobre a gasolina e o etanol. 

O ponto é que o corte no ICMS não quer dizer que os preços vão, necessariamente, baixar, já que nada garante que esse repasse chegue ao consumidor final: você. 

Por isso, a dica é incluir essa despesa no seu planejamento financeiro. Vamos entender como fazer isso? Veja, a seguir, o passo a passo

Quanto separar por mês para combustível? 

O primeiro passo é analisar o seu consumo dos meses anteriores, verificar historicamente quanto você tem gasto mensalmente para ter uma média do valor.

VEJA TAMBÉM

Em seguida, reflita se, neste mês, haverá algo diferente dos últimos que pode gerar a necessidade de deslocamentos maiores.

Depois, descubra quantos quilômetros o seu carro consegue fazer com um litro de combustível. Para isso, complete o tanque e anote a quantidade (por exemplo: 50 litros). Neste momento, anote também a quilometragem do seu carro (por exemplo: 20 mil km). Use o veículo normalmente, até que o tanque fique vazio mais uma vez.

Quando abastecer de novo, anote a quilometragem atual (por exemplo: 20.500 mil km) e divida a quantidade de quilômetros rodados pela quantidade de litros consumidos. No nosso exemplo, 500 km / 50 litros. Ou seja, o nosso veículo hipotético faz 10 quilômetros com um litro de combustível. Aí, é só fazer a conta com  base no histórico de gastos.

Se você achar tudo isso muito complicado, estipule um valor semanal para abastecer – R$ 150, por exemplo, Isso dará a você um controle mensal previsto de R$ 600. 

Como saber se estou gastando demais? 

Na sua planilha de planejamento financeiro, analise a porcentagem da renda que está sendo consumida por este item e compare com outros itens importantes da sua lista. Não existe um percentual ideal, pois o consumo depende da realidade e estilo de vida de cada família. No entanto, você precisa descobrir qual o percentual que o combustível representa no seu orçamento para tomar decisões importantes de gerenciamento financeiro. 

Como economizar combustível?

Uma dica é ficar atenta aos pneus – quando estão murchos, aumentam  a força necessária para o deslocamento, consumindo assim mais combustível. 

Também não esqueça de fazer a manutenção do veículo regularmente. O desgaste de alguns componentes pode comprometer o funcionamento otimizado do carro. 

Com o ar condicionado em funcionamento, o veículo chega a gastar até 20% a mais de combustível para se deslocar. Sempre que puder, abra as janelas. 

Essas dicas vão ajudá-la a saber o valor exato da sua despesa mensal com combustível e a planejar para torná-la menor. Com isso, você consegue garantir uma gestão eficiente e estratégica do seu rico dinheiro. 

Até a próxima!

Marina Farias é educadora financeira, com pós-graduação em neurociência e comportamento

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem: