IR sobre pensão alimentícia é inconstitucional. E agora?

Em tese, decisão do STF permite pedido de ressarcimento dos valores recolhidos nos últimos cinco anos. Mas vale acompanhar os próximos capítulos
avatar Caroline Humphreys

Não deve haver incidência de imposto de renda sobre os alimentos ou pensão alimentícia. Esse foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5422.

O tema chegou ao STF em 2015. O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) ajuizou a referida ação justificando que a incidência do imposto de renda sobre pensão alimentícia é incompatível com a ordem constitucional e que não seria justo – nem mesmo constitucional – cobrá-lo sobre as verbas alimentares.

Até então, a Lei nº 7.713/1988 considerava como rendimento bruto para fins de incidência de IR os valores recebidos a título de pensão alimentícia. Além dessa lei, o Decreto nº 3.000/1999 definia os responsáveis tributários pelos valores, ratificando que a tributação era obrigatória.

Ou seja: os valores recebidos pelo responsável pela guarda do alimentando – na maioria das vezes, a mãe – a título de pensão alimentícia compunham a base de cálculo para incidência do IR e geravam a obrigação de fazer os pagamentos pelo Carnê Leão. Em resumo, o valor do IR pago pela mãe era elevado por conta do recebimento da pensão alimentícia.

LEIA TAMBÉM

No julgamento virtual realizado na última sexta-feira (3), prevaleceu o entendimento do Ministro Dias Toffoli e foi fixada a tese: é inconstitucional a incidência de imposto de renda sobre os alimentos ou pensões alimentícias quando fundados no direito de família.

Isso significa dizer que o STF não entende constitucional e, portanto, devido, o pagamento de imposto de renda sobre os valores recebidos provenientes da pensão alimentícia ou alimentos. Ou seja: não é mais necessário pagar o Carnê Leão mensalmente.

Embora o julgamento tenha fixado a tese, devemos acompanhar o caso para ver se haverá modulação dos efeitos, ou seja, se tribunal vai restringir a eficácia temporal das decisões.

Isso porque, quando se recorre à Justiça para requerer a restituição dos valores indevidamente pagos à União – neste caso, o IR sobre a pensão alimentícia -, o contribuinte pode pedir a quantia dos últimos cinco anos. Contudo, o STF pode alterar esse prazo com a chamada modulação de efeitos, justificada pelo interesse social de segurança jurídica.

Caroline Humphreys é advogada, produtora de conteúdo sobre economia e finanças e idealizadora do perfil @investindocomelas

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×