Como uma mulher poderosa atinge a sua independência financeira?

Cuidado com a carreira e o próprio dinheiro fazem parte da caminhada para a autonomia
avatar Karina Pescada

Tenho certeza de que você já sonhou com a sua independência financeira ou pelo menos já desejou parar de trabalhar antes do tempo, não é mesmo?

Com o passar dos anos, a nossa expectativa de vida aumenta e, consequentemente, há uma diminuição da população economicamente ativa. Assim, cada vez menos poderemos contar com a segurança da previdência social em nossa aposentadoria. 

Com isso, para alcançar a independência financeira e se tornar livre para fazer suas próprias escolhas, você deve começar o quanto antes a olhar para a sua vida financeira. Afinal, o dinheiro não é um fim, e sim, um meio para atingir os seus objetivos. 

Por onde começar?

Tenha em mente que o comportamento financeiro é a característica mais importante quando pensamos em dinheiro ou investimentos. Por isso, cultive o hábito de colocar em prática valores como gratidão,  disciplina e a arte de viver o agora. Isso fará com que você “dê uma segurada” nas compras compulsivas, por exemplo, e viva em equilíbrio.

LEIA MAIS

Descubra seus novos talentos

A pandemia da covid-19 fez com que repensássemos muitas áreas de nossas vidas, com destaque para as  finanças pessoais. Sendo assim, a descoberta de novos talentos pode servir como ferramenta para a tão sonhada independência financeira, permitindo a construção de uma vida e carreira com mais propósito. Uma das formas de fazer isso é buscando o autoconhecimento que viabilize seus sonhos através de livros ou coaches. 

Comece o quanto antes

Existe um movimento chamado FIRE (Financial Independence, Retirement Early) que se volta para aquelas pessoas que desejam atingir a independência financeira até os 40 anos. Para integrar esse grupo, você deve começar o quanto antes e se manter determinada no seu objetivo. As pessoas que aderem a este movimento não contraem dívidas,pelo contrário – elas poupam sempre um percentual do seu salário e estudam o mercado financeiro para investir de forma consciente e rentável. 

Aproveite o seu tempo

Use o tempo a seu favor para se aprimorar sempre que pode. Aprender algo novo trará bons frutos e novas oportunidades de crescimento. Hoje, a internet oferece cursos gratuitos e de qualidade no conforto da sua casa. Para ser mais produtiva, saiba controlar seu tempo, dividir as tarefas e os momentos de lazer. Se necessário, utilize planilhas para se organizar.

Tenha um plano para os seus investimentos

No caso das mulheres que já possuem algum patrimônio acumulado, a dica é ter em mente os próprios objetivos para, a partir daí, optar pelo melhor investimento de acordo com seus prazos. A reserva de emergência, por exemplo, deve estar investida em algo com liquidez, já que em caso de necessidade, seu resgate estará disponível facilmente em sua conta corrente. Se precisar de ajuda para investir, não hesite em procurar uma assessoria ou um bom planejador financeiro.

“A independência financeira que você sonha pode estar mais perto de acontecer e tudo que você precisa fazer é começar agora.”

Até a próxima!

Karina Scola Pescada é planejadora financeira pessoal CFP® da Foquemos Investimentos

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Consciente

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×