Bianca Andrade: cinco dicas de marketing digital para empreender na internet

CEO da Boca Rosa Company divide sua fórmula de sucesso nas redes no evento de lançamento da EQL
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Divulgação
Bianca Andrade fala sobre a importância das redes sociais e da internet para o sucesso de uma marca no longo prazo

Começar um negócio não é uma tarefa fácil. Agora, dar início a um empreendimento durante uma pandemia que abalou a economia de países no mundo todo vai muito além do desafio, da reinvenção e da coragem: é sobre estratégia.

A pandemia tirou o consumidor das ruas, shoppings e galerias para levá-las a uma imersão no mundo digital. De uma hora para a outra, literalmente, todos estávamos confinados em casa, consumindo serviços, produtos, conhecimento e até trabalhando pela internet.

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Se o mundo digital já era uma tendência de mercado para empresas como a Amazon e a Magalu, durante a pandemia, ela surgiu para se consagrar em todos os graus de negócios: grandes, médios e pequenos. 

Sobre o tema, Bianca Andrade, conselheira de apoio da EQL e CEO do Boca Rosa Company, comentou durante o evento EQL Experience 2021 que “é muito importante focar no online, principalmente neste momento que estamos vivendo. Sempre falo que nosso ponto de encontro é na internet”. Ela completa: “se, por não acreditar,  você ainda não investiu no online até agora, chegou a hora de repensar”.

Se você faz parte do time de mulheres que percebeu o potencial da internet mas não sabe por onde começar, para tudo agora e veja a seguir cinco dicas de marketing digital de Bianca Andrade para impulsionar sua marca.

1. Antecipação

A antecipação consiste em trabalhar o pré-lançamento da sua marca ou produto. Para isso, Bianca sugere que sejam trabalhados elementos que insiram o consumidor no universo do negócio. “Toda campanha que faço é pensada em 360 graus, com muito conceito e identidade visual. Sempre trabalho com feeds que envolvem datas para educar e preparar meu público para o lançamento”. Diz Bianca.

2. Storytelling

O storytelling é a arte de trabalhar um enredo que converse com o seu propósito de lançamento. Para isso, Bianca comenta que uma estratégia que sempre usa em suas campanhas são os easter eggs, que nada mais são do pequenos spoilers, pistas sobre a marca ou produto. “Você vai sempre ver no meu feed, antes de um lançamento, algum elemento relacionado à campanha para gerar burburinho” Diz ela. 

Ainda sobre a importância do enredo, Bianca comenta que  a estratégia ajuda a engajar o público porque cria expectativa, prende a atenção das pessoas. “Eu me inspiro muito nas séries, nessa coisa de deixar as pessoas ansiosas pelo próximo capítulo. Uso muito cores, números e dias da semana, que foi o recurso aplicado no meu último lançamento”. Comenta a CEO que exemplifica: cor é um elemento que parece bobeira. Mas da primeira vez que eu apostei nela, acabou bati recorde de vendas da minha coleção”.

 3. Reconheça sua audiência

O marketing orgânico consiste em aplicar estratégias que engajem o público e façam com que eles trabalhem a favor da sua marca. E todo trabalho merece reconhecimento, certo?

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Por isso, Bianca aposta em estratégias que fomentem a participação do seu público. “Há algum tempo, fui fazer um macarrão instantâneo e coloquei do lado uma base da minha coleção. Com isso, criei essa brincadeira com o meu público e eles começaram a reproduzir. E assim surgiu um bonde de marketeiras que estavam estimulando meu marketing orgânico. Como forma de recompensá-las e valorizá-las, eu reposto e dou atenção para elas nas redes, porque essas são as pessoas que fazem meu negócio ter sucesso no longo prazo”. Comenta Bianca que ressalta que tal episódio gerou tanta repercussão que sua marca esteve em primeiro lugar nos trending topics do Twitter, entre os assuntos mais falados do momento. 

4. Press Kit

Para você entender a importância de um bom press kit, o famoso mimo que as influenciadoras recebem para divulgar as marcas, vamos fazer um exercício simples. Acesse a ferramenta de pesquisa do seu navegador e coloque a expressão “press kit” na aba de busca. Uma das primeiras opções de resultado que vai surgir para “press kit boca rosa”. Percebeu o poder? Bianca explica o motivo.

A CEO diz que usou sua própria experiência como influenciadora para chegar à fórmula do sucesso. “Quando uma marca me enviava um press kit mais ou menos, ele ficava perdido no meio dos outros. Mas quando eu recebia um que chamava a atenção, surpreendia e envolvia experiência, eu tinha uma outra reação. Eu queria filmar e postar na hora”. Relembra Bianca que complementa: “Invista em press kits diferentes, para que as pessoas olhem e tenham vontade de mostrar que fazem parte de um grupo que recebeu aquilo. Com isso, seus produtos passam a ser objetos de desejo”.

5. Branding

O branding consiste em definir a identidade da sua marca, na ideia que você deseja passar para os seus consumidores e no propósito do seu negócio. Para isso, Bianca dá a dica de como chegar ao resultado final: “Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Qual seria a personalidade dela? O que ela contaria para as pessoas? Junte essas respostas e trabalhe elas em torno de um propósito porque de nada adianta todo o resto sem isso. É o propósito que tem o poder de conectar as pessoas”.

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