5 dicas para não errar na hora de escolher um contador

Para tratar das questões burocráticas da empresa, é fundamental contar com a ajuda de um especialista em contabilidade
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Sabe aquele período em que o prazo para declarar o Imposto de Renda está próximo do fim e muitas pessoas lembram de procurar um contador ou um escritório de contabilidade? Talvez esses sejam os meses do ano em que a busca por esses profissionais mais se intensifique.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, o contador é responsável por muitas outras tarefas que vão além do IRPF. Em uma empresa, esse profissional atua em diversas áreas burocráticas, na parte de impostos, legislação e emissão de nota fiscal, por exemplo.

VEJA: 8 principais tipos de investimentos no Brasil

Se você pensa em montar um negócio ou já tem o seu e quer melhorar as operações financeiras, ter estratégias para reduzir custos e solucionar demandas do âmbito tributário, talvez seja o momento de contratar um contador.

Neste artigo você vai compreender de forma simplificada:

  • O que é um contador
  • O que faz um profissional da contabilidade
  • Qual é a importância do contador para a sua empresa
  • Dicas e cuidados ao contratar um contador

O que é um contador

É o profissional graduado na área das Ciências Contábeis e habilitado para exercer funções ou prestar serviços no ramo financeiro, atuarial, econômico e patrimonial de uma empresa.

Dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) mostram que o Brasil tem mais de 318 mil contadores e quase 200 mil técnicos de contabilidade registrados.

O que faz um profissional da contabilidade

O profissional pode atuar de diversas maneiras em uma empresa. O principal objetivo é manter o seu negócio saudável e legalizado. O contador é basicamente um consultor do negócio com uma visão detalhada das despesas e receitas.

É esse profissional que gerencia todas as atividades contábeis, trabalhistas, econômicas, patrimoniais e tributárias, além de desenvolver relatórios financeiros, de risco e ajudar no seu controle do seu fluxo de caixa.

Além do famoso Imposto de Renda, o contador também tem como função evitar passivos (saída de recursos) tributários e prejuízos para a sua empresa, e criar alternativas para reduzir os seus encargos.

Um exemplo: é o contador que vai avaliar riscos e desenvolver as melhores estratégias para diversos assuntos, como prevenção de ações trabalhistas.

Qual é a importância do contador para a sua empresa

O profissional da contabilidade exerce um papel importante na organização da empresa, com a estruturação contábil e planejamento fiscal financeiro.

ENTENDA: Como impulsionar a criatividade e inovar nos negócios

Além das funções mais conhecidas, o contador também pode atuar no processo de abertura e fechamento das empresas. Segundo o Conselho Regional de contabilidade (CRC), é estabelecido que todas as empresas precisam de um acompanhamento e contabilização de sua movimentação financeira por um contador registrado.


Apesar de atualmente o processo de abertura de empresas estar simplificado, existem burocracias que pedem adequação à normas e leis específicas. Na prática, a contabilidade bem estruturada pode garantir o bom desenvolvimento da empresa e cumprimento das leis.

O balanço patrimonial também é um aspecto complicado e obrigatório ao gerir um empreendimento. Esse é um assunto que muitos empreendedores não gostam. Mas, você precisa alimentar dados sobre estoque, liquidez financeira, cálculo de dívidas, bens e investimentos. Essas informações contábeis são extremamente relevantes quando você for buscar aportes ou financiamentos.

O Brasil ainda tem um sistema tributário e fiscal complexo e, em muitos momentos, o empreendedor precisa lidar com outras questões e não tem conhecimento dessa parte burocrática. Por isso a importância de ter um profissional que entenda da lei e das obrigações para cada tipo de situação.

Dicas e cuidados ao contratar um contador

1) Consulte se o profissional tem registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

Na hora de escolher um profissional da área de contabilidade, é importante que você procure saber se ele está registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Esse é o órgão competente que atua no sentido de regularizar os serviços prestados pelos escritórios e contadores.

É uma medida de segurança para que a sua empresa tenha um contador que vai garantir a entrega dos serviços em conformidade com o conselho de sua região.

2) Tenha uma conversa com o profissional antes de decidir e a avalie a clareza das informações e forma de se comunicar

Como em toda contratação, as primeiras conversas são essenciais. Não só para entender o perfil profissional do candidato à vaga de trabalho, mas também conhecer melhor o entrevistado que pode se tornar seu novo parceiro no negócio.

VEJA: Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre como começar a investir

Escolher um profissional que saiba se comunicar de forma clara é essencial para uma empresa. Por isso mesmo, você deve avaliar se o contador apresenta o perfil pertinente ao seu negócio.

Ainda no quesito comunicação, é válido avaliar se escritório de contabilidade tem uma estrutura tecnológica e canais de comunicação eficientes.

Por exemplo, é importante saber quanto tempo você vai esperar por uma resposta do profissional e se ele oferece suporte via e-mail, telefone, WhatsApp e ferramentas do tipo.

3) Esteja atenta se o profissional em questão está atualizado

Assim como em outras profissões, as regras, legislações e tecnologias estão mudando a todo momento. Por isso, ter um contador atualizado significa contar com a ajuda de um profissional que está preparado para ter soluções compatíveis com o perfil de sua empresa e desafios do momento.

O que acontece com frequência é que empresas contratam profissionais que não estão atualizados e enfrentam prejuízo por falta de conhecimentos válidos por parte dos profissionais de contabilidade.

4) Busque na internet ou com outros clientes as referências no mercado de trabalho

Ter referências de um profissional não é só só o que você deve levar em conta para contratar alguém. Mas, sem dúvida, boas recomendações e projetos bem-sucedidos ajudam na escolha.

Por isso, entrar em contato com outros clientes do escritório talvez seja a melhor forma de saber se os serviços que essa empresa de contabilidade presta são realmente de qualidade.

5) Analise outros projetos e trabalhos feitos pelo profissional

Essa é uma dica que pode ser muito útil se você já entender um pouco sobre o assunto. Por exemplo, decidiu montar uma empresa e já sabe os trabalhos mais básicos de um contador. Dessa forma você consegue buscar um portfólio do profissional com mais facilidade.

Converse com outros empreendedores para buscar boas indicações e caso não encontre, procure na internet relatos ou clientes do profissional.

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem: