Na noite do último domingo (12), a cantora pop Anitta se tornou a primeira brasileira a se apresentar no VMA, uma das mais importantes premiações da música norte-americana, realizada anualmente pela MTV. A performance da “Girl from Rio”, exibida durante o intervalo, foi gravada previamente como parte de um comercial do Burger King.
A estratégia de marketing da rede de fast food para divulgar a retirada de 120 ingredientes artificiais de seu menu convocou diferentes celebridades – como o rapper Nelly e o influenciador do Tik Tok Lil Huddy – para mostrar seu lado “real”, longe dos estereótipos das campanhas publicitárias tradicionais e em alusão à naturalidade dos novos produtos utilizados.
Embora alguns fãs possam ter ficado decepcionados com a participação de Anitta na premiação – pelo fato de não ter sido uma apresentação ao vivo ou no palco principal do Barclays Center, em Nova York -, a recente parceria da estrela brasileira com o Burger King é uma grande aposta financeira.
Além dos comerciais, os artistas convocados batizaram os combos da rede de fast-food vendidos nas lojas norte-americanas. O de Anitta, que inclui o Impossible Whopper, está sendo chamado de Larissa Machado, nome de batismo da artista, seguindo a ideia de mostrar o lado “real” dos protagonistas. Para a cantora, que está investindo em sua carreira internacional, a visibilidade gerada pela campanha, além de sua participação em grandes eventos da mídia norte-americana, são pontos cruciais para a expansão de seu reconhecimento.
Pensando nisso, a Elas Que Lucrem relembrou seis campanhas icônicas estreladas por mulheres. Veja, a seguir, quais são elas:
Britney Spears, Beyoncé e P!nk para Pepsi
Em 2004, a marca de refrigerantes investiu em um comercial com três super estrelas da música pop: Beyoncé, P!nk e Britney Spears. No filme, vestidas de gladiadoras, as cantoras aparecem cantando a famosa música da banda Queen “We Will Rock You”. Hoje, 17 anos depois, o comercial continua vivo na memória dos telespectadores graças ao fato de ter reunido três estrelas tão marcantes. Na época, a propaganda de 3 minutos exibida no Super Bowl XXXVIII custou US$ 2 milhões.
Gisele Bündchen para a SKY
Provavelmente todo brasileiro já deve ter repetido o bordão “SKY, HDTV é isso”. A top model brasileira Gisele Bündchen foi, durante anos, a protagonista de uma série de comerciais da TV por assinatura. Sempre vestida de vermelho em frente à televisão, com direito a referências cinéfilas, a über model se tornou a cara da empresa no Brasil.
IZA para PicPay
Não é novidade que IZA se tornou uma das celebridades mais procuradas para estrelar campanhas publicitárias nos últimos anos. A cantora já foi o rosto de propagandas da Devassa, TIM e OLX, entre outras empresas. No entanto, a imagem da artista ficou bastante atrelada aos comerciais da PicPay, principalmente devido ao patrocínio da plataforma na edição 21 do “Big Brother Brasil”. Após promover diversas provas no reality show, o aplicativo de pagamentos ganhou enorme visibilidade, assim como a cantora, sempre em seu look verde.
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Fernanda Montenegro para Itaú
Fernanda Montenegro dispensa apresentações e, quando o assunto é emocionar o público, é uma forte referência. Em dezembro de 2020, a artista narrou e interpretou a própria Esperança no comercial de Ano Novo do Banco Itaú, que rapidamente viralizou nas redes sociais. A mensagem, divulgada no fim do primeiro ano da pandemia de Covid-19, causou impacto e emocionou os espectadores, ávidos por um 2021 melhor.
Nicole Kidman para Chanel N°5
Nicole Kidman, vencedora do Oscar de melhor atriz por “As Horas” em 2003, estrelou em 2004 o comercial mais caro da história, segundo dados que constam até 2015. A artista foi escolhida para protagonizar o filme do famoso perfume Chanel N°5, da grife francesa homônima. O valor do comercial, na época, foi de US$ 33 milhões. No vídeo, a australiana vivia uma atriz atormentada por paparazzi que, ao fugir deles, encontra-se com um escritor, interpretado por Rodrigo Santoro, no interior de um táxi. O diretor do trabalho foi o cineasta e roteirista também australiano Baz Luhrmann. Nicole embolsou US$ 3 milhões pela propaganda.
Lady Gaga para Tiffany & Co
Cheia de elegância, Lady Gaga estrelou em 2017 a campanha “Tiffany Hardwear”, da marca de joias Tiffany & Co. O comercial foi ao ar durante o Super Bowl do mesmo ano, ocasião em que a cantora pop também se apresentou. A artista apareceu usando um vestido preto, à la Audrey Hepburn, atriz e ícone global da moda da década de 1950. No vídeo em preto e branco, Lady Gaga comenta sua paixão pela joalheria nova-iorquina, citando a marca como caminho para a emancipação individual.
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