Djamila Ribeiro inaugura Espaço Feminismos Plurais para acolher mulheres socialmente vulneráveis em São Paulo

Instituto sem fins lucrativos vai contar com atendimento presencial de formação acadêmica e profissional, além de apoio psicológico e odontológico e suporte jurídico
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Divulgação
Realização de um sonho que Djamila cultiva por muitos anos, o espaço oferecerá atendimento presencial de formação acadêmica e atendimento psicológico (Foto/Divulgação)

Autora, empresária e filósofa, Djamila Ribeiro é responsável por projetos expressivos sob o eixo central da educação antirracista e feminista no Brasil, dando visibilidade e protagonismo a intelectuais negros. De forma resumida, ela é um dos maiores nomes dessa luta no Brasil – e seus últimos projetos provam isso. No dia 5 de maio, a ativista vai inaugurar o Espaço Feminismos Plurais, um instituto sem fins lucrativos que pretende abraçar mulheres socialmente vulneráveis. 

Realização de um sonho que Djamila cultiva por muitos anos, o espaço oferecerá atendimento presencial de formação acadêmica e profissional, além de atendimento psicológico, suporte jurídico, literário, terapêutico e dentário para mulheres pertencentes a grupos vulnerabilizados. “Toda a minha trajetória me levou à concepção desse espaço. Será um projeto que enxerga as pessoas, sobretudo a mulher negra, numa perspectiva de potência”, destaca a filósofa. 

Localizado no bairro de Moema, na zona sul de São Paulo, o instituto se descreve como um espaço de educação, saúde mental, bem-estar e desenvolvimento profissional. Com biblioteca, cursos, eventos literários e atendimento psicológico e odontológico, o foco é promover o empoderamento, seja por meio da educação ou do acesso à saúde – afinal, Djamila acredita que saúde e educação precisam andar juntas para a construção de uma boa qualidade de vida. 

A biblioteca, por exemplo, contará com o acervo doado por Djamila, que inclui a Coleção Feminismos Plurais, obras do selo Sueli Carneiro e títulos de editoras parceiras que serão destinados a consultas locais e empréstimos. O espaço também contará com computadores para pesquisas, estudos e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Já em outra sala, será possível encontrar atendimento psicológico para homens, mulheres e grupos familiares, incluindo crianças e adolescentes – preferencialmente pessoas em situação de risco social. 

LEIA TAMBÉM

Para honrar a importância do conhecimento, o Espaço Feminismos Plurais será inaugurado com o lançamento de dois livros: “Transfeminismo”, da professora e mulher trans Letícia Nascimento, e “Trabalho Doméstico”, da professora Juliana Teixeira, ambos da Coleção Feminismos Plurais, da editora Jandaíra. Um evento especial de inauguração acontecerá no local às 19h. 

“Espero que o instituto que estou inaugurando represente para as mulheres o que lugares de acolhimento e desenvolvimento crítico representaram para mim”, conclui Djamila.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×