Negra e LGBTQIAP+, Tamara Braga é a nova head de inclusão, equidade e diversidade da Gupy

Nascida em uma comunidade carioca, profissional já atuou na Heineken, Ambev e Coca-Cola
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Tamara atua na área de diversidade da startup (Foto: Divulgação)

A startup de recrutamento e seleção digital Gupy, liderada por Mariana Dias, acaba de receber Tamara Braga como a nova head de inclusão, equidade e diversidade. Negra e integrante da comunidade LGBTQIAP+, a profissional ficará responsável por liderar a área de D&I da companhia, aumentando a inclusão nos serviços e no quadro de colaboradores.

Nascida em uma comunidade carente do Rio de Janeiro, Tamara relata que já encarou dificuldades como o despejo e a fome. Mas, com a ajuda de projetos sociais, acabou conseguindo bolsas de estudo que colaboraram para o seu desenvolvimento. “Espero que meus passos facilitem o caminho de outras pessoas de grupos minorizados”, afirma. 

A head de diversidade também destaca que passou a reconhecer ainda mais o preconceito de etnia, sexualidade e gênero nos últimos anos, quando deu os primeiros passos no mercado. “Sempre soube da minha vulnerabilidade econômica, mas nem sempre eu me reconheci como uma mulher negra e LGBTQIAP+”, conta. “Desde que me formei, no entanto, passei a me deparar com processos seletivos, cursos de inglês e intercâmbios onde eu era a única representante de um grupo minorizado”, afirma.

Graduada em engenharia química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Tamara chegou a atuar com controle de qualidade em empresas como Piraquê, Coca-Cola e Embelleze. Em 2019, a executiva passou a se dedicar à área de recrutamento e pessoas, passando por companhias como Ambev, Whirlpool Corporation e ELLA Global Comunity. Na Heineken, onde permaneceu por oito meses, a executiva respondeu como líder de diversidade, equidade e inclusão. 

LEIA MAIS

Além do bacharel, a profissional também conta dois MBAs: um em sustentabilidade, pela Universidade Castelo Branco (UCB), e outro em liderança inclusiva, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Desde o último ano, Tamara ainda é voluntária nas organizações Grupo Mulheres do Brasil e Gerando Falcões. 

Na nova posição, a executiva espera inspirar e impulsionar a participação de mais profissionais diversas no mercado. “Luto todos os dias para que outras mulheres possam alcançar seus espaços sem medo, sem fingir ser quem não são”, conclui. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×