FedEx lança 6ª edição do programa de incentivo às micro e pequenas empresas

Além de terem a chance de receber até R$ 175 mil, os três primeiros colocados também contarão com mentoria voltada à gestão e negócios
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Empreendedora estudando e mexendo no computador
A edição deste ano vai premiar o primeiro colocado com R$ 175 mil, o segundo com R$ 100 mil e o terceiro com R$ 75 mil (Foto: Pexels)

A FedEx Express, companhia de transporte expresso, anunciou a abertura das inscrições para a 6ª edição de seu Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas, iniciativa mantida desde 2012 e que até já ultrapassou as fronteiras brasileiras, sendo expandida para países como  México, Colômbia, Argentina, Chile, Guatemala e República Dominicana.

O projeto, que tem como objetivo impulsionar a expansão de pequenos negócios, aceita inscrições até o dia 10 de julho e promete divulgar o resultado em 4 de agosto. Além de terem a chance de receber até R$ 175 mil como apoio financeiro, os três primeiros colocados escolhidos pela companhia também contarão com mentoria voltada à gestão e negócios conduzida pelo investidor Renato Mendes.  

“Os micro e pequenos empreendimentos representam um pilar importante para a economia brasileira e são essenciais para a FedEx. Nós trabalhamos para que eles tenham acesso às mesmas oportunidades de mercado que as grandes empresas têm”, diz Cristiano Koga, vice-presidente de vendas para a América do Sul da empresa.

A edição deste ano vai premiar o primeiro colocado com R$ 175 mil, o segundo com R$ 100 mil e o terceiro com R$ 75 mil.  

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A Paraoil, localizada no Pará, é um exemplo de como a iniciativa pode ajudar as empresas a alçarem voos maiores. Especializada na extração de óleos e manteigas naturais à base de sementes da Floresta Amazônica, a empresa passou a exportar seus produtos para os EUA, Canadá, Austrália e Japão depois de ser contemplada com o terceiro lugar na última edição do programa.

Cenário atual para os pequenos negócios

O aumento no número de micro e pequenos negócios abertos em 2021 foi de 30%, o maior desde 2018, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No varejo digital o crescimento também foi percebido, com uma movimentação 77% maior do que em 2020 – cerca de R$ 2,3 bilhões, de acordo com levantamento realizado pela NuvemShop. 

Por outro lado, nem só de boas notícias vive o mercado empreendedor. Em 2021, cerca de 1 milhão de empreendedores brasileiros fecharam as portas por não aguentarem os impactos da crise financeira no país, apontou o relatório “Global Entrepreneurship Monitor”. Atualmente, a taxa de encerramento das atividades de micro e de pequenas empresas é de 21,6% e 17%, respectivamente, segundo o Sebrae.

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