Projeto reúne empresas para oferecer capacitação a mulheres em situação de vulnerabilidade

No decorrer do curso, as participantes receberão bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme e equipamentos de proteção individual
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Da necessidade de inclusão e empoderamento feminino no mercado de trabalho nasceu o “Coral Mulheres na Cor”. O projeto, idealizado pela empresa de tintas AkzoNobel, reúne empresas com o objetivo comum de transformar histórias femininas por meio da profissionalização, levando autoestima e autonomia a esse grupo.

Com início em junho, o programa leva conhecimento e capacitação a mulheres em situação de vulnerabilidade, para que,  dessa forma, elas tenham melhores condições para buscar oportunidades de trabalho. 

A área de pintores profissionais, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Pintores Profissionais (Abrapp), possui 10,5% de representatividade feminina. Por isso, a primeira turma piloto irá capacitar 16 mulheres como pintoras decorativas profissionais na cidade de São Paulo. 

Para estimular a representação feminina na área, a AkzoNobel, por meio da marca Coral, buscou empresas que compartilham do propósito de inclusão e transformação social através da sustentabilidade. Entre os selecionados estão SENAI-SP, Bazar das Tintas, CASACOR, Dow Química, Oxiteno, Tintas MC e WACKER, Condor, Vonder, Atala Engenharia, Abrapp e, por fim, a ONG Fazendinhando. 

VEJA MAIS

O público-alvo da iniciativa são mulheres maiores de 18 anos, com escolaridade mínima do 4º ano do Ensino Fundamental, desempregadas ou com renda de até um salário mínimo, que fossem chefes de família com dependentes em idade escolar. 

No decorrer do curso, as participantes receberão bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) custeados pelas companhias apoiadoras, além de um kit de ferramentas manuais e elétricas, significativo para as que decidirem seguir jornada independente. 

Durante dez semanas, essas mulheres receberão um curso completo de mais de 200 horas sobre pintura. O início será o Curso de Formação de Pintor de Obra, na unidade SENAI Orlando Laviero Ferraiuolo, no Tatuapé, em São Paulo. 

Além disso, elas participarão do PRINT (Preparação para a Inserção no Trabalho), com conteúdo que apoia o profissional para sua inserção e retenção no mercado de trabalho. O projeto ainda agrega palestras, mentorias e especializações promovidas pelas empresas parceiras. 

Também será oferecido um curso de 30 horas, na unidade de Mauá da AkzoNobel, pela Academia Coral, plataforma de treinamentos online e presencial da marca, que inclui conhecimento teórico e prático sobre diversos temas, tais como cores e tendências, equipamentos e produtos, aplicação de efeitos decorativos e tecnologias. 

Ainda, as participantes contarão com o apoio de dois pintores profissionais experientes, Ana Machado e Leandro Piovesan, que acompanharão de perto a jornada de aprendizagem compartilhando dicas, boas práticas e sanando dúvidas.

As mulheres também terão oportunidade, junto aos parceiros de empregabilidade, para uma possível recolocação no mercado, em empresas de construção civil, reformas ou pintura. 

“Na AkzoNobel, somos orientados pelo nosso propósito ‘People. Planet. Paint’. Não à toa, as pessoas estão na primeira posição desses três pilares. Por isso, a diversidade e inclusão, junto com a transformação social, são pautas frequentes, tanto interna como externamente. Nós nos comprometemos com uma meta global de garantir, pelo menos, 30% de presença feminina em posições executivas até 2025. E olhar para todos os nossos esforços internos sendo traduzidos em programas como esse nos enche de orgulho e inspiração para continuarmos fazendo cada vez mais”, afirma Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América Latina. 

“Acreditamos muito no poder dessa iniciativa, que motivou também outras empresas a entrarem nessa jornada de transformação. A colaboração dos nossos parceiros, que compartilham da mesma preocupação, comprometimento e propósito, é essencial para mudar vidas por meio da capacitação e das cores.” completa.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Consciente

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem: