Poupar é necessário? Por que é difícil? Como posso começar?

Nem sempre é fácil dar o primeiro passo para começar a guardar seu dinheiro, seja pela falta de hábito ou até por não saber como fazer
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Falta de planejamento e desconhecimento sobre suas contas são os principais vilões que impedem você de poupar.

Poupar dinheiro, além da segurança financeira na nossa vida, é um hábito responsável por custear nossos sonhos. Quem não gosta de olhar a conta e ver que tem uma boa grana guardada, disponível no caso de um dia precisar? Mas, para chegar ao ponto de ver esse dinheiro reserva na conta, é necessário poupar. Mas como poupar? Por onde começar? Por que exatamente poupar? E o medo?

Uau, são muitos questionamentos sobre esse assunto, mas podemos nos aprofundar um pouco mais indo por partes.

OLHA SÓ: 4 passos para começar a investir em 2021

Vamos abordar o assunto da seguinte forma: 

  • Por que é importante poupar?
  • Quais as dificuldades que impedem de poupar?
  • Como devo poupar?

Por que é importante poupar?

Primeiro, estamos falando de poupar no sentido de guardar dinheiro (não para deixar parado, por favor), de economizar. Além de querer encontrar um dinheiro reservado e sobrando na conta, com certeza a maioria das pessoas já ouviu falar que poupar é algo extremamente importante para a vida financeira. Além da segurança, é o responsável por custear nossos sonhos. Então vamos tirar as dúvidas do porquê é tão importante poupar.

1. Planejamento

Estipule uma meta. Elas ajudam você a manter o foco. Quando você possui dinheiro guardado, que já tem um destino certo, facilita sua tarefa de manter esse compromisso consigo mesma. Sem um propósito, o simples ato de guardar o dinheiro pode se perder na sua rotina financeira. Planeje-se.

2. Emergências

Você ficou doente e precisou gastar muito mais do que o imaginado com médicos, remédios e tratamentos. Quando você possui dinheiro guardado, existe uma tranquilidade maior em lidar com despesas imprevisíveis que possam surgir, sem necessariamente abalar seu orçamento financeiro mensal.

3. Aproveitar

Sim, poupar também serve para deixar você feliz e não apenas preocupado com um futuro incerto. Você pode realizar uma viagem dos sonhos, pode comprar algo que quer há muito tempo, mas que sabia que ainda não era a hora. Desde que faça a lição de casa: ter os cálculos de gastos mensais e já ter estipulado o quanto guardará por mês, com uma quantia que financie os gastos futuros. Enfim, você pode apenas pegar o dinheiro e fazer algo que queira e deseje muito, afinal, você guardou por um bom tempo com essa finalidade e agora tem a chance de desfrutar do seu esforço.

Quais as dificuldades que impedem de poupar?

“Ok, entendi que preciso poupar, mas ainda não me sinto confortável com a ideia. O que isso pode ser?”.

SAIBA MAIS: Salário pequeno ou grandes gastos? Descubra o caminho para equilibrar suas contas

Bom, antes de começar a mostrar alguns dos principais motivos que nos impedem de poupar, vou lhe tranquilizar afirmando que você não é a única que tem esse tipo de sentimento. Muitas mulheres chegam a conseguir poupar um pouco aqui e um pouco ali, mas sem muita regularidade. Outras afirmam que não sabem como separar o dinheiro de forma certa para pagar contas e necessidades e ainda guardar um pouco. Mas aqui vamos mostrar alguns pontos que muitas vezes dificultam poupar dinheiro.

1. Presente

Se você pensou em uma comprinha para você mesma com esse tópico, acertou. Agora, se você pensou no presente como tempo, o hoje, agora, acertou também. Mas como assim, no que as duas coisas se relacionam?

Você sabe que precisa poupar, já pensou isso várias vezes, por meses seguidos fechou as contas com um dinheiro a mais e pensou que deveria guardar, mas agora? Trabalhou muito e está querendo tanto comprar aquela bolsa que está “namorando”, então por que esperar mais se o dinheiro está nas mãos agora? No presente (tempo, agora), você quer se dar um presente (recompensa, agrado), e acaba deixando o poupar para mais tarde.

2. Motivação

Conciliar emocional e financeiro é um trabalho extremamente importante, já que nossa cabeça interfere muito mais do que imaginamos em muitas áreas da nossa vida. Assim como existem dias que você acorda sem muita animação, sem vontade de fazer o que precisa fazer, poupar pode não despertar nenhum tipo de motivação em você.

Mesmo sabendo que precisa, não consegue porque a falta de desejo, de inspiração para guardar dinheiro lhe impede de tomar essa atitude. Por isso, o propósito é importante. Para lhe lembrar do porquê você está reservando aqueles valores.

3. Preguiça

Novamente alerto aqui: não, você definitivamente não é a única. Diferentemente da motivação, quando você realmente não sente o desejo de começar a guardar, a preguiça entra na questão da comodidade. Com dias tão atarefados, cheios de atividades, tentando conciliar vida social, familiar, financeira, trabalho e ainda buscar tirar um tempo para si mesma, a comodidade de não precisar colocar mais uma coisa na agenda, mesmo que importante, acaba vencendo. 

E AINDA: Quais motivos levam você às compras? Saiba como proteger suas finanças

Então, por mais um tempo, você acaba deixando a criação de uma poupança (não necessariamente a poupança do banco, mas o ato de poupar) para quando tiver menos coisas para se preocupar. Para quando estiver disposta a incluir mais essa atividade na agenda. Você acaba escolhendo o que dá menos trabalho.

4. Planejamento

Quando não se conhece a própria realidade financeira, não sabe dos seus gastos fixos mensais, não sabe quanto sobra e se sobra, não tem noção sobre se existem dívidas, os valores, guardar dinheiro para o futuro se torna um passo bem difícil. Há sentimentos e pensamentos que te prendem no momento exato em que está vivendo, sempre imaginando se um dinheiro a mais vai ser necessário. Pensar em guardar dinheiro para o futuro não se torna uma prioridade, afinal, “ele terá utilidade no futuro? Mas se ele for necessário agora?”.

Pensamentos de medo, de insegurança, não saber o que pode ou não acontecer acabarão se tornando sempre uma prisão na sua vida financeira. Isso não vai mudar, a não ser que a atitude de se libertar para chegar um dia e ver sua conta com um dinheiro reserva guardado, parta de você mesma.

Como devo poupar?

Já deu para notar que existem pedras de tropeço de sobra que impedem o início da operação guarda dinheiro, não é? Mas, como dizem por aí, “para todo problema há uma solução”, então há atitudes, mudanças que podem ser tomadas para que seja possível dar passos cada vez mais largos em direção ao dia que você poderá dizer que realmente aprendeu a poupar. Vamos a eles.

1. Organização

Sabe o tópico ali em cima que fala que o planejamento, ou melhor, a falta dele é um dos principais motivos que nos impedem de começar a poupar? Pois é, a forma de corrigir isso é com organização financeira.

Coloque na ponta do lápis quanto ganha mensalmente (dinheiro que é “garantido” que entre, como o salário, sem contar com ganhos extras), quanto possui de gastos (fixos também, como o aluguel, uma média de quanto paga em água, energia, gás). Ah, lembre-se: se você possui dívidas a serem pagas, não esqueça de anotar exatamente o valor que paga por mês para quitá-las. Uma boa organização financeira é o princípio para saber como e quanto poupar. Se você souber quanto ganha e quanto gasta, saberá como começar a poupar.

LEIA AQUI: Qual a diferença entre renda fixa e renda variável

Quando fizer os cálculos de seus gastos, já inclua uma parte do quanto ganha para a poupança. Se esse dinheiro já estiver “preparado” para ser guardado, fica muito mais fácil se acostumar com a ideia de poupar.

2. Sonhos

Resgate sonhos que você tinha quando era apenas uma menina e almejava tantas coisas na vida. Resgate sonhos que você nem lembrava mais que tinha. Resgate desejos, objetivos, metas. Quando você cria (ou recria) objetivos, passa a existir motivo verdadeiro e concreto para poupar. O ato de guardar dinheiro passa a ser um propósito instantâneo na busca de conquistar outras coisas, de realizar suas metas.

Quando se trata de poupar tendo a realização de sonhos como objetivo, uma das coisas mais recomendadas por especialistas é ter 3 diferentes tipos de sonhos: curto prazo (para ser realizado em até um ano), médio prazo (para ser realizado em até 10 anos) e longo prazo (para ser realizado em mais de 10 anos). Desta forma, você nunca deixará de ter objetivos em mente e guardar dinheiro com uma meta traçada costuma ser sinônimo de esse dinheiro não ser alvo de gastos imediatistas.

3. Renda extra

Décimo terceiro salário, bônus da empresa, restituição do Imposto de Renda são bons começos no sonho de começar a poupar. Afinal, se os cálculos das suas contas estão batendo, e você tem sonhos para serem realizados (seja curto, médio ou longo prazos), qualquer dinheiro extra que entrar é sinônimo de estar um passo mais perto de realizar tais sonhos.

Compartilhar a matéria:

×