Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre como começar a investir

Especialista responde às principais dúvidas para de quem deseja dar o primeiro passo no mundo dos investimentos
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre como começar a investir
Para investir não precisa de um valor alto, o importante é começar

A independência financeira é essencial para as mulheres e o mundo dos investimentos é um facilitador para alcançar essa liberdade. Para ajudar nesse processo, trouxemos as principais dúvidas relatadas por nossas seguidoras no perfil da EQL no Instagram.

O começo de tudo, é o que mais gera insegurança e é a parte mais importante também. Por isso, veja a seguir, as respostas para cinco dúvidas quando o assunto é dar o primeiro passo nos investimentos:

1. Como começar a investir?

Antes de tudo, precisamos nos planejar financeiramente. A forma mais simples é por meio de uma planilha. Nela deve conter todas as suas receitas, despesas e investimentos. Para ajudar você, temos essa planilha disponibilizada gratuitamente no nosso site.

OLHA SÓ: Planilha de gastos EQL

Depois disso, você precisa abrir uma conta em uma corretora. Esse processo de abertura de conta é feito de forma gratuita e a escolha da sua corretora vai depender de quais serviços prestados por ela você precisa. Quando você abre uma conta, a corretora gera um perfil com dados para você transferir o seu dinheiro como qualquer operação de transferência bancária. Esse perfil é como se fosse uma nova conta bancária, mas dentro da corretora.

O próximo passo é começar a investir de forma prática. O recomendado é que o seu primeiro investimento seja uma reserva de emergência. O valor deve ser equivalente a, no mínimo, três meses do seu custo de vida e deve estar em um investimento seguro e que você possa tirar quando precisar –duas opções interessantes são o Tesouro Selic e um CDB com liquidez diária. Depois, o processo se torna mais simples e mais personalizado, pois suas demais opções de investimento vão depender dos seus objetivos e do que você busca com as aplicações. É indicado estudar sobre os produtos de investimento ou ter um especialista para auxiliar.

2. Como começar com pouco dinheiro e segurança?

Para investir não precisa de um valor alto, o importante é começar. Se você está começando com pouco e busca segurança, é essencial fazer uma reserva de emergência. Após isso, você pode olhar para os fundos de renda fixa, que são mais conservadores, e outros ativos também de renda fixa, por meio dos quais você possa ir entendendo mais para, na sequência, começar a estudar outros tipos de investimentos até se sentir mais confiante e entrar no mercado de renda variável.

3. Como conciliar diversificação, investimento e alocação?

A palavra chave para essa dúvida é planejamento, colocar tudo na ponta do lápis. Algumas perguntas que você pode fazer, são: qual é o meu objetivo com esse investimento? Quanto de dinheiro eu preciso ter para atingir esse objetivo? Em quanto tempo eu quero cumprir esse objetivo? Quanto vou investir? Posso precisar desse dinheiro antes do previsto?

Com essas perguntas você vai saber o que calcular e, assim, descobrir quanto você precisa ganhar com esse investimento. A respostas para estes apontamentos podem ajudar você a calcular a rentabilidade dos produtos de investimentos e entender como alocar seu dinheiro. Lembrando que é sempre bom ter a ajuda de um profissional durante o processo, para garantir resultados satisfatórios.

4. Como se organizar para começar a investir?

A planilha que eu citei na resposta da primeira pergunta vai ser sua melhor amiga para se organizar. Quando você entende o quanto ganha e gasta, consegue ver o quanto pode investir e como aumentar esse saldo para investir e ganhar cada vez mais. O indicado é que seja investido 20% da sua renda. E se organizar financeiramente com a ajuda dessa planilha vai levá-la diretamente ao caminho para se tornar uma grande investidora.

5. Qual a diferença entre Tesouro Direto e Tesouro Selic?

O Tesouro Direto é um programa do governo para que as pessoas possam investir o seu dinheiro no nele a, assim, ajudar a financiar os custos e investimentos da esfera pública. Por meio do Tesouro, o poder público disponibiliza produtos que você pode escolher para investir e o Tesouro Selic é um desses produtos. O Tesouro Seliz possui a rentabilidade da taxa Selic mais uma taxa pré-fixada.

E AINDA: Quando investir em criptomoedas é uma boa opção

Tem alguma dúvida sobre investimentos? Mande para a gente por meio do nosso perfil no Instagram, o @elasquelucrem, ou para os e-mails [email protected] e [email protected]. Nosso time estará lá para ajudar você nesse grande passo para a sua liberdade financeira! Ah, sua dúvida também pode ser respondida e aparecer aqui, no site da Elas Que Lucrem.

Carol Proença é estudante de Economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×