Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre como investir em renda variável

Especialista responde as principais dúvidas de quem deseja dar o primeiro passo no mundo dos investimentos
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre como investir em renda variável

Uma das maiores dificuldades de uma investidora que está começando é aprender navegar pelo ambiente virtual da corretora. Por isso, a Elas Que Lucrem separou cinco dúvidas sobre o assunto enviadas por seguidoras!

1. Como dividir o capital disponível para investir nas ações?

A palavra que responde essa pergunta é planejamento e saber seus objetivos. Quando o assunto é dinheiro, tudo deve ser colocado na ponta do lápis. É sempre bom ter uma diversificação entre os setores (varejo, energia, aviação e etc.) e conhecer essas empresas que você está investindo. Pense no valor total como se fosse uma pizza e analise os fundamentos das empresas para dividi-la na proporção correta.

2. Como fazer a transferência do valor a ser investido para a corretora?

Ao abrir conta em uma corretora, você recebe dados de uma conta como se fosse de um banco (banco, agência e conta). Com esses dados em mãos, o processo é o mesmo que fazer uma transferência bancária (TED).

3. Como comprar uma ação unitária?

As ações são feitas em lotes com 100 ações, esse grupo é chamado de “lote padrão”. Quando queremos comprar um número de ações diferentes do lote padrão, dizemos que você está comprando ações “fracionadas”. O processo é o mesmo de comprar um lote normal, mas na frente do código da ação você vai digitar “F”. Por exemplo, se você quer comprar uma ação da Petrobrás, em vez de você digitar PETR4 para comprar a ação, você vai digitar PETR4F e vai informar quantas ações você quer comprar.

4. Como investir no EQL Fundo e acompanhar o desempenho?

A gestão do EQL Fundo é feita pela Genial Investimentos. Você deve abrir uma conta nessa corretora, acessar a aba “investir”, selecionar a opção “fundos” e pesquisar “EQL”. Na sequência, é só selecionar o fundo, informar o valor que você deseja investir (o valor mínimo é de apenas R$ 10), colocar a assinatura eletrônica que você criou e pronto.

OLHA SÓ: Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre como começar a investir

Para acompanhar, é só ir na aba “carteira” e lá você consegue ver a rentabilidade do fundo.

5. Quais corretoras trabalham com criptomoedas?

Você consegue investir em criptomoedas como o Bitcoin de duas formas: pelas corretoras convencionais, a operação é feita por meio de um fundo de criptomoedas. é preciso questionar a corretora sobre a oferta deste tipo de produto. A outra forma é por meio de uma exchange, que são corretoras específicas para criptomoedas. Algumas delas são a Bitcoin Trade, a Binance Brasil e a NovaDAX.

Quer participar do próximo Pergunte à especialista”? Mande a sua pergunta para o perfil @elasquelucrem no Instagram ou para os endereços eletrônicos [email protected] e [email protected].

Carol Proença é estudante de Economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×