Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre como investir com segurança

Especialista responde as principais dúvidas de quem deseja dar o primeiro passo no mundo dos investimentos
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre como investir com segurança

Uma das maiores preocupações das investidoras, principalmente para quem está começando a investir no mercado, é como entrar neste universo com segurança.

Para ajudar neste processo, a Elas Que Lucrem separou cinco perguntas enviadas por nossas seguidoras no perfil da EQL no Instagram.

OLHA SÓ: Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre como investir em renda variável

1. Quero começar a investir, mas não sei por onde

Quando começamos a investir no mercado financeiro precisamos de planejamento e estudo. Não é um trabalho difícil, mas é necessário ter dedicação.

No planejamento, a etapa mais importante é conhecer suas receitas e despesas, anotando tudo em uma planilha de gastos. No site da Elas que Lucrem, disponibilizamos um modelo desta documento de forma gratuita, basta clicar aqui.

Quando falamos de estudo, nos referimos a conhecer o produto que você quer investir. Isso envolve pesquisas e até informações que podem ser obtidas por meio da própria corretora, como as lâminas com informações sobre determinado fundo de investimentos. Tenha sempre em mente que você está aplicando seu dinheiro e precisa saber para onde ele está indo.

2. Como e onde começar uma reserva de emergência?

A reserva de emergência segue alguns princípios. Em relação ao valor, o ideal que é que, no mínimo, ela seja equivalente a três meses das suas receitas. Mas não se preocupe, você pode ir construindo a sua reserva aos poucos.

Em relação ao investimento para a reserva, ele deve possuir duas características: ser seguro e você deve poder retirar facilmente quando precisar, o que chamamos de liquidez. Dois investimentos legais para a reserva são o Tesouro Selic e o CDB com liquidez diária.

3. Quero investir, mas tenho medo de perder dinheiro

Para investir, é sempre necessário ter confiança no produto no qual você está investindo e entender como ele funciona, desde a rentabilidades aos riscos. Também é importante sempre ter em mãos essas informações sobre os ativos escolhidos.

Você não precisa investir em renda variável logo no começo. Tudo é um processo.

Para ir se familiarizando com esse novo mundo do mercado financeiro, você pode se interessar em ativos de renda fixa, que oferecem mais segurança. A partir deste ponto, você pode começar a entender um pouco mais sobre alguns fundos de investimentos, produtos nos quais um gestor profissional fica responsável por escolher os ativos que podem ser mais adequados para o fundo e seus investidores.

4. Como saber se meu investimento está rendendo bem?

A forma mais prática para analisar o rendimento de um produto é comparar outros ativos parecidos. Por exemplo, comparar o rendimento de um fundo com outro fundo que segue a mesma política de investimento e com alguns indicadores como a taxa básica de juros ou a inflação, medida pelo IPCA.

5. Quando eu devo rever a minha carteira de investimentos?

O ideal é rever pelo menos uma vez por trimestre, pois as empresas que você investe liberam seus resultados financeiros a cada três meses. Assim, você consegue ver se a companhia ainda é saudável financeiramente e pode analisar se o investimento ainda está de acordo com os seus objetivos.

Quer participar do próximo “Pergunte à especialista”? Mande sua dúvida para o perfil @elasquelucrem no Instagram ou para os endereços eletrônicos [email protected] e [email protected].

Carol Proença é estudante de Economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×