Principais notícias do mercado para segunda-feira

Dados positivos nos Estados Unidos, preocupação com a situação política no Brasil e tudo que vai mexer com o mercado hoje (5)
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

As bolsas norte-americanas fecharam com tom positivo na sexta passada (2) e o resultado foi impulsionado, principalmente, pela divulgação de dados sobre desemprego nos Estados Unidos. O S&P500 registrou alta de 0,75% e encerrou o pregão com 4.352 pontos, o que marcou  o sétimo dia consecutivo de valorização e máxima histórica do índice.

O mercado passou a semana na expectativa da divulgação dos dados de desemprego nos Estados Unidos, com otimismo sobre indicativos positivos para a economia norte-americana. Segundo o relatório de desemprego do país (Payroll), foram geradas mais de 850 mil vagas de trabalho, o que representou um volume maior do que o esperado.

OLHA SÓ: Principais notícias do mercado para sexta-feira

No Brasil, a bolsa fechou com grande alta e conseguiu se recuperar das quedas ocorridas durante a semana. O Ibovespa encerrou o dia com 127.621 pontos e valorização de 1,56%. No acumulado da semana, o índice acumulou ganho de 0,9%.

Em contrapartida, o dólar encerrou o último pregão com alta de 0,16%, a R$ 5,05, impulsionado pelos receios gerados pelo cenário político do Brasil.

A desconfiança dos investidores aumentou após a Procuradoria Geral da República abrir um inquérito contra o presidente Bolsonaro por crime funcional nas negociações da Covaxin, imunizante indiano contra a Covid-19. Durante a semana, o mercado vai permanecer de olho no andamento das investigações que devem movimentar o mercado no período.

Para a semana, também é esperada a abertura de dados que podem ditar o comportamento do mercado. Nos Estados Unidos, a expectativa é pela ata do Federal Reserve que será divulgada na quarta-feira e vai ambientar os investidores sobre a estratégia do governo norte-americano quanto às taxas de juros e inflação. 

No Brasil, o foco fica com os dados de inflação, atividade econômica e vendas no setor de varejo. As informações devem ser divulgadas na quinta. A bolsa brasileira não estará em atividade na próxima sexta-feira por conta do feriado estadual em São Paulo.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×