Ibovespa tem queda de 0,11% e fecha aos 110.979,10 pontos

Índice termina 3°mês em baixa e perda acumulada é de 6,57% em setembro
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

A bolsa brasileira fechou quase estável nesta quinta-feira (30) e tem o terceiro mês seguido no vermelho, com agentes do mercado pessimistas para o médio prazo, diante da deterioração dos cenários para inflação e crescimento no Brasil e no exterior.

Principal índice acionário do país, o Ibovespa teve baixa de 0,11%, aos 110.979,10 pontos, fechando o mês com perda acumulada de 6,57%. Desde o início de julho, a desvalorização já chega a 12,48%. O giro financeiro do dia foi de R$ 35,5 bilhões.

OLHA SÓ: Evergrande perde segundo pagamento de títulos

Segundo profissionais do mercado, o comportamento do índice ilustrou o horizonte dos investidores para os próximos meses, com correção nas ações de empresas de alto crescimento, mais atingidas pelo ciclo de aperto monetário no Brasil e no mundo, e recuperação em setores de commodities.

Para o analista da Toro Investimentos João Vitor Freitas, além de alta de juro pelo mundo para conter a inflação, afetando a atividade econômica ainda frágil, os negócios no médio prazo ainda devem refletir o temor com crises de energia na China e na Europa, e o fim do programa de compra de títulos nos EUA.

“No caso de Brasil, há ainda ruído em relação ao quadro fiscal”, disse Freitas. Economistas têm citado o risco crescente de que o governo Bolsonaro adote medidas populistas à medida que o país se aproxima das eleições presidenciais em 2022.

Nesse contexto, o BTG Pactual citou em nota que o ciclo de alta de juro pode fazer o fluxo de recursos novos para ações no país cair a um nível mais baixo do que se tem visto desde 2016.

O sentimento predominantemente negativo se mostrou nesta sessão, uma vez que dados de desemprego melhores do que o esperado no Brasil referentes a julho foram insuficientes para sustentar o índice no azul. Ações ligadas a consumo e ao setor imobiliário estiveram entre os destaques de baixa

Destaques

  • PETRORIO deu um salto de 9,5%. A companhia disputa em consórcio a compra do campo de Albacora, colocado à venda pela PETROBRAS, que caiu 0,58%. O Credit Suisse disse em nota que a vitória da PetroRio na disputa seria transformacional para a companhia.
  • VALE subiu 0,58%, no encalço da alta da cotação do minério de ferro na China à máxima de três semanas. No setor de metais, USIMINAS ganhou 2,7%, enquanto CSN e GERDAU tiveram elevação de 3,05% e 3,95%, respectivamente.
  • LOCAWEB ganhou 4,9%, sublinhando recuperação de algumas ações em empresas de tecnologia e de comércio eletrônico que vinham sendo severamente castigadas. MAGAZINE LUIZA subiu 2,9% e TOTVS teve avanço de 1,75%.
  • Na ponta contrária, BANCO INTER UNIT seguiu a derrocada das últimas semanas e caiu mais 7,3%, com investidores se desfazendo de papéis de empresas baseadas em alto crescimento e que devem ser mais afetadas pelo ciclo de alta dos juros. MÉLIUZ tombou 3,8%.
  • CVC perdeu 3,9%, com o investidor também vendendo ações ligadas a turismo e aviação, após uma breve recuperação. EMBRAER declinou 1,9%, AZUL teve baixa de 1,7% e GOL retrocedeu 0,9%.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×