Nova tarifa e conta de luz mais cara? Aprenda como economizar energia elétrica no home office

Economistas dão dicas para enfrentar a “bandeira tarifária escassez hídrica”, que entrou em vigor no início de setembro
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

No último dia 31 de agosto, o governo federal anunciou a “bandeira tarifária escassez hídrica”, que acrescenta R$ 14,20 nas faturas, uma alta de quase 50% em relação ao valor anterior, por cada 100kWh consumidos. A previsão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é que essa bandeira permaneça em vigor até o final de abril de 2022. O motivo desse aumento, como o nome já diz, é a escassez de água, a maior dos últimos 91 anos no Brasil.

“O Brasil passa por uma das piores crises hídricas da história. O uso consciente e responsável de água e energia por parte da população, que é sempre importante, se tornou obrigatório, uma questão de sobrevivência, pois este recurso pode faltar,” conta Dirlene Silva, economista, mestre em Gestão e Negócios e CEO na DS Estratégias e Inteligência Financeira. 

LEIA MAIS: Aneel cria nova bandeira tarifária, e conta de luz fica mais cara

E com o acréscimo em meio a uma pandemia, muitas pessoas vão ver a conta de luz  aumentar consideravelmente por conta do home office.  “Com isso, surgem mais e mais dúvidas em como podemos fazer para que as contas que ficavam lá no escritório, às custas da empresa, não sejam trazidas para dentro de casa,” comenta Patrícia Palermo, economista-chefe da Fecomércio-RS e professora da ESPM.

Patrícia ainda destaca: “Quando trabalhamos de casa, nosso consumo de energia não só aumenta porque usamos equipamentos para atender essa demanda de trabalho cotidiana, mas o simples fato de passar mais tempo em casa faz com que nosso consumo de energia aumente.”

Para que as contas de energia não venham tão salgadas, as economistas elencaram e comentaram algumas dicas:

Aproveite a luz do sol em sua casa durante o dia, evitando acender as luzes

A luz natural ajuda na conta de luz e acaba sendo essencial para esse consumo consciente. Ainda assim, em muitas ocasiões, é necessário acender uma lâmpada mesmo pela manhã. Portanto, Dirlene relembra de outra dica: “Troque lâmpadas comuns por lâmpadas de LED que possuem consumo de energia 80% menor que as lâmpadas tradicionais.”

“Tenha em mente que a decoração, a disposição das lâmpadas e escolha por eletrodomésticos que possuem consumo de energia reduzido também são importantes aliados na economia de energia elétrica,” acrescenta Dirlene.

VEJA TAMBÉM: Tudo que mexeu com o mercado no Brasil e no mundo em agosto de 2021

Desligue e retire os aparelhos da tomada

A CEO da DS Estratégias e Inteligência Financeira relembra que mesmo em stand-by, aparelhos na tomada consomem energia, e deixar o carregador do celular plugado à tomada sem o aparelho, pode ser um hábito comum e ruim. 

E por falar em hábitos ruins, Patrícia elenca alguns que podemos mudar para economizar energia. “Muitas vezes, as pessoas não se dão conta de que é importante verificar se as janelas e portas estão fechadas enquanto usamos o ar-condicionado ou esquecemos de acionar o timer do aparelho. A gente sequer pensa na posição da geladeira na cozinha. Vamos pensar aqui, quanto mais próximo a geladeira estiver de fontes de calor, mais o aparelho vai ser incentivado a fazer mais uso de energia.” 

Substitua o ar condicionado pelo ventilador

Dirlene explica que, caso seja imprescindível o uso do ar condicionado, é importante utilizá-lo na temperatura de 23 graus e manter a manutenção do aparelho em dia. Segundo dados da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado e Ventilação), a cada grau que se reduz no controle remoto do equipamento, há um aumento de 3,5% no gasto.

Patrícia relembra que em tempos de pandemia, a ventilação natural também é importante, pois além de ajudar na circulação de ar, que é uma questão de saúde, pode ajudar e muito, no bolso.

OLHA SÓ: 10 ações com melhor e pior desempenho em agosto de 2021

Revise a eficiência energética de todos os aparelhos que usam energia na sua casa

“Isso diz respeito a uma questão estrutural. Qual é a eficiência energética daquilo que você tem disponível na sua casa? Estou falando de lâmpadas ou qualquer outro equipamento que você use com energia elétrica. Se você tiver aparelhos com baixa eficiência energética, pode ter certeza que a sua conta vai pesar mais,” comenta Patrícia. 

Por meio do Selo Procel é possível descobrir a eficiência energética de um aparelho. As classificações vão de A, mais eficiente, até G, menos eficiente. Para aparelhos de frio a classificação A também contempla A+ e A++, que são os níveis mais elevados de eficiência energética.

Cuidado nas tarefas domésticas

“Ao utilizar o ferro de passar, opte por juntar as roupas, passando-as em um único dia na semana. Faça o mesmo com a máquina de lavar roupas, lavando todas as roupas em um único dia, optando também por deixar as roupas secar ao vento, visto que a função secar da máquina de lavar é o que consome mais energia,” aponta Dirlene. 

Se possível, planeja-se

Algumas demandas envolvem o planejamento e o investimento para economizar energia. Dirlene aponta a troca do chuveiro elétrico pelo a gás. Ela explica que dependendo de sua região e seu tipo de moradia, é interessante estudar a viabilidade e o retorno de investimento para a implementação de placa solar que gera uma economia que varia de 50% e 95% na conta de luz. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×