Principais notícias do mercado para quarta-feira

Inflação nos Estados Unidos, prévia do PIB brasileiro e tudo que vai mexer com o mercado hoje (15)
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

As bolsas norte-americanas fecharam em queda nesta terça (14) com a reação do mercado com os dados de inflação nos Estados Unidos. Como resultado, o S&P500 fechou aos 4.443 pontos, representando uma queda de 0,57%.

Na terça, foi divulgada uma inflação menor do que o esperado pelo mercado. O índice de preços mostrou uma alta de 5,3% em 12 meses. Além disso, houve um aumento de 0,3% em comparação a julho. Apesar da inflação ter ficado abaixo do esperado, ainda mostra que a inflação está forte nos Estados Unidos.

OLHA SÓ: Principais notícias do mercado para terça-feira

No entanto, o mês de setembro é negativo para as bolsas americanas quando analisamos historicamente. O mês vem registrando em média uma queda de 0,56% no mês desde 1945, ou seja, esse mês mais fraco já é esperado pelo mercado.

Além disso, as preocupações do mercado com a economia continuam depois do último Relatório de Emprego dos Estados Unidos continuam. O dado foi divulgado na última semana e foram abaixo do que o mercado esperava. Com isso, o mercado entendeu que pode representar uma aceleração mais lenta da economia.

No Brasil, a bolsa fechou com uma leve queda por causa do mercado nos Estados Unidos. Como resultado, o Ibovespa fechou aos 116.180 pontos, representando uma queda de 0,19%.

Além disso, a desvalorização de algumas commodities também atrapalharam o desempenho de algumas ações. As ações da Vale caíram 0,59% e da Petrobras recuaram mais de 0,50%. Como as duas empresas têm um grande peso no cálculo do Ibovespa, a queda dessas ações contribuíram para o mercado fechar no negativo.

Hoje (15), terá a divulgação do IBC-Br, considerado a prévia do PIB, do mês de julho. O mercado espera uma alta de 0,4% em comparação com o mês anterior.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×