Principais notícias do mercado para segunda

Aumento dos casos de Covid-19, relatório Focus e tudo que vai mexer com o mercado hoje (13)
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

As bolsas norte-americanas fecharam em queda na última sexta-feira (10) pela quinta vez consecutiva. O S&P500 fechou aos 4.458 pontos após a divulgação do relatório de inflação nos Estados Unidos.

O índice de preços ao produtor de agosto mostrou que os custos para empresas subiram 8,3% em 2021. Esse é o maior aumento da inflação desde 2010 e o mercado se preocupa com as próximas medidas do governo.

OLHA SÓ: Principais notícias do mercado para sexta-feira

Além disso, os investidores estão preocupados com o aumento dos casos de Covid-19, o que pode desacelerar a economia, já que o governo norte-americano pretende retirar os estímulos da economia.

No Brasil, a bolsa fechou mais um dia em queda acompanhando o mercado internacional, na última sexta. O Ibovespa fechou aos 114.285 pontos, representando uma queda de 0,93%. Além disso, a bolsa encerrou a semana com um saldo negativo de 2,26%.

O mercado iniciou o mês com uma volatilidade muito alta e isso ocorreu por diversos motivos internos no país. O risco político aumentou após as manifestações do dia 7 de setembro e a paralisação dos caminhoneiros. Dessa forma, as empresas foram bastante afetadas, principalmente o setor de varejo.

Além disso, os dados de inflação divulgados na quinta-feira (9) também aumentaram as preocupações do mercado brasileiro. O IPCA de agosto chegou a 0,87%, aumentando a preocupação e a expectativa para o aumento da taxa Selic na próxima reunião do Copom.

Hoje (13) foi divulgado o relatório Focus, que mostra a expectativa do mercado sobre alguns indicadores. Segundo o o documento, a expectativa para a inflação em 2021 aumentou para 8%, sendo a 23ª semana consecutiva de aumento da projeção. Além disso, houve uma aumento da projeção da taxa Selic para 8% e a quinta semana seguida de uma queda na projeção do PIB.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimento certificada

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×