Desde a década de 1990, quando o movimento foi criado, o mês de outubro é marcado pela prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Entre 2020 e 2022, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que o Brasil terá 66.280 novos casos, o que corresponde a 30% do total de diagnósticos no país.
Durante a pandemia, especialmente, a necessidade de chamar a atenção para o tema aumentou. De acordo com um levantamento do Sistema Único de Saúde (SUS) feito em abril deste ano, o número de mamografias realizadas por mulheres de 50 e 69 anos entre 2019 e 2021 caiu cerca de 42%. Vale lembrar que o exame é o principal aliado no diagnóstico precoce, reduzindo em até 25% a taxa de mortalidade.
LEIA MAIS: Outubro Rosa: entenda o que é e a importância da campanha
No mercado corporativo, por sua vez, o tema já faz parte do calendário de um número grande de empresas e vem ganhando espaço e relevância nos últimos anos em debates e campanhas. Além do apoio público à causa, algumas empresas também estão engajadas em projetos que visam não só a conscientização da população, mas a defesa dos direitos das pacientes e a maior acessibilidade a serviços de saúde.
Com doações que chegam a R$ 90 milhões, como é o caso do Instituto Avon, esses negócios procuram fomentar o Outubro Rosa por meio da redução da fila de espera de exames e do compartilhamento de histórias de superação da doença.
Veja, a seguir, quatro exemplos:
Vivo
Para reduzir o tempo de espera entre diagnóstico e tratamento, a operadora de telefonia fará um aporte financeiro de R$ 75 mil para um projeto do Instituto Protea em parceria com o Hospital Santa Marcelina. A ação, intitulada “Projeto Protea AMAR (Atendimento ao Câncer de Mama de Alta Resolutividade)”, consiste em custear procedimentos de prevenção para mulheres de baixa renda, incluindo a mamografia, exame essencial para a identificação de nódulos e lesões. Além disso, serão oferecidas consultas médicas de avaliação. A companhia estima que a doação permitirá que mais de 625 mulheres participem do programa este ano.
No início do mês, a empresa também incluiu a campanha de prevenção entre as pautas do “Dia do Voluntários Telefônica Vivo”, data em que a empresa convida 6.000 colaboradores a realizarem ações de voluntariado. Em 20 lojas da companhia espalhadas pelo estado de São Paulo, os colaboradores foram incentivados a mobilizar os clientes sobre os modos de diagnóstico e tratamento da doença.
Avon
O Instituto Avon promoverá, este ano, a campanha “Todo Mundo Tem Peito. Cuide do Seu”. A iniciativa contará com diversos movimentos que têm o objetivo de fomentar o debate público sobre os cuidados e os direitos relacionados ao câncer de mama. Entre eles, ativações digitais com histórias de pacientes, vídeos manifestos e a 9ª edição do “Giro Pela Vida”, evento online que aborda os avanços dos tratamentos e relatos inspiradores sobre a doença.
A empresa também financia, durante todo o ano, o canal Ligue Câncer (0800773 1666), plataforma gratuita viabilizada em parceria com o Instituto Oncoguia que tem como propósito sanar dúvidas relacionadas a todos os tipos da doença. Segundo dados da Avon, no último ano foram realizados 534 atendimentos relacionados a tumores nas mamas.
Outra parceria da companhia é com a Fundação Laço Rosa, instituição que busca eliminar as barreiras de acesso à saúde. Para isso, ela pressiona o cumprimento de leis relacionadas aos direitos dos pacientes, como a Lei dos 30 Dias (nº 13.896/2019), norma que determina a realização de exames de diagnóstico em até 30 dias após a suspeita do câncer.
Até agora, o Instituto Avon afirma que investiu mais de R$ 90 milhões em 182 projetos voltados à causa do câncer de mama, impactando mais de 3,8 milhões de pessoas.
VEJA TAMBÉM: Carreta da Mamografia realiza exames gratuitos na Grande São Paulo
Riachuelo
Pelo terceiro ano consecutivo, a varejista vai direcionar parte de seu lucro para a causa do Outubro Rosa. Para isso, lançou uma linha exclusiva de roupas temáticas que chamam a atenção para o tema por meio de estampas e frases de empoderamento. No total, são 17 peças que terão parte de seu valor destinados a instituições que colaboram com as pacientes acometidas pela doença.
Entre as entidades escolhidas estão o Grupo Reviver, organização de Natal (RN) fundada por mulheres que estão curadas ou em processo de tratamento do câncer de mama. A outra beneficiada é a Instituição GAMA, associação de assistência social que atua na prevenção da doença, além de conceder apoio aos familiares das pacientes. Em ambos os casos, o dinheiro arrecadado será destinado à realização de exames e trabalhos de acolhimento.
Roche
A farmacêutica é a idealizadora do movimento “Vem Falar de Vida”, programa que conta com mais de 100 signatários e que chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce e do gerenciamento adequado do câncer de mama. Empresas, profissionais de saúde e pacientes são convidados a ingressarem na rede de apoio e conscientização por meio da participação em eventos e da assinatura da carta de adesão.
A proposta é que o movimento seja contínuo e atue como uma rede para ouvir e compartilhar histórias, ações e iniciativas que transformam a realidade de quem tem a doença.
Apesar de funcionar durante todo o ano, a ação possui mobilizações exclusivas durante o Outubro Rosa. Uma delas é a parceria com o Shopping D, localizado na zona norte de São Paulo. Por lá, vitrines interativas foram construídas com imagens, vídeos, experiências lúdicas, cubos de LED e interações voltadas para as redes sociais, todas destacando a importância do tema e do autoexame.
Fique por dentro de todas as novidades da EQL
Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente