Pergunte à especialista: como escolher as melhores ações

Esclareça as principais dúvidas sobre como ter uma carteira com bom desempenho
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
abre_financas_dinheiro-crescento_04out2021_ thananit_s_envatoelements

O mercado de ações é essencial para a investidora que quer diversificar seus investimentos e buscar uma maior rentabilidade. No entanto, essa é uma opção mais arriscada, por isso a decisão deve ser pensada e as escolhas feitas com sabedoria.

Para ajudar em meio a tantas alternativas, a Elas Que Lucrem responde, a seguir, quatro dúvidas para quem pretende investir com sabedoria:

OLHA SÓ: Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre fundo imobiliário

É melhor fazer day trade ou pensar no longo prazo?

O day trade é uma estratégia de investimento na qual as investidoras compram e vendem as ações no mesmo dia. Apesar desses profissionais terem bons rendimentos, existem alguns aspectos que precisam ser levados em consideração.

Primeiramente, o day trade demanda tempo, ou seja, quem opta por essa alternativa só faz isso o dia todo, já que é fundamental acompanhar e analisar os valores e o desempenho de cada papel.

Além disso, o imposto de renda cobrado no day trade é de 20% sobre o lucro. Para finalizar, lembre: essa é uma forma de investimento considerada bem mais arriscada do que os investimentos de longo prazo.

Como analisar uma empresa?

Para analisar uma empresa com foco no longo prazo, é necessário entender como está a economia no momento, o setor no qual a empresa atua e suas finanças.

Entender a economia é mais simples do que parece. Existem alguns pilares básicos que podem afetar o desempenho das companhias, como inflação, preços das commodities e dólar, entre outros.

Para analisar o setor, é interessante focar em métricas como potencial de vendas, crescimento da demanda, números de produção, quem são as principais empresas e qual a participação da companhia na qual você pensa em investir nele.

Por fim, entender as finanças mostra se a empresa está sendo bem administrada e se é saudável. Empresas com finanças boas são as mais recomendadas. Analise se ela é lucrativa ou não, como aplica seus recursos e como está o nível de endividamento.

Quais são os melhores setores para investir?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois todas as áreas possuem seus pontos fortes e fracos. No entanto, alguns setores são mais sólidos na bolsa – geralmente aqueles dos quais dependemos para funcionar como sociedade: financeiro, energético e de commodities. 

Devo investir em ações de empresas mais consolidadas ou naquelas que estão crescendo?

Essa escolha vai depender do objetivo da investidora e de quanto risco ela deseja correr. As empresas em crescimento podem sugerir grande potencial, mas também são mais arriscadas. No entanto, uma carteira pode ter ações de empresas mais consolidadas e outras de companhias em crescimento. 

Quer participar do próximo “Pergunte à especialista”? Mande sua dúvida para o perfil @elasquelucrem no Instagram ou para o e-mail [email protected].

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×