10 perfis de especialistas em finanças para seguir nas redes sociais

Elas falam de forma descomplicada para democratizar o acesso aos investimentos e promover a independência financeira
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Nathalia Arcuri é criadora do canal “Me Poupe!” (Foto: Divulgação)

Em 1930, no Rio de Janeiro, um grupo de advogados sofria para concluir um inventário complexo, com uma enorme dispersão de investimentos. Os profissionais demoraram mais de 20 anos para conseguir solucionar o quebra cabeça econômico deixado por Eufrásia Teixeira Leite, considerada a primeira mulher a investir na bolsa brasileira, com uma carteira de investimentos diversa e inteligente. 

Embora Eufrásia tenha sido um marco para o avanço feminino no mercado de capitais, começando seus investimentos ainda no século 19, seu comportamento demorou para ser seguido por outras mulheres, principalmente por conta da falta de independência financeira que assombra a população feminina até os dias atuais. Por conta da disparidade salarial de gênero, ainda há uma lacuna entre o índice de homens e mulheres que investem. No entanto, ao que tudo indica, esse cenário está mudando. 

LEIA MAIS: Conheça a empreendedora que desistiu da estabilidade do serviço público para investir no sonho

Ainda que o percentual de investidores seja formado, em sua maioria, por homens, que representam 74% do mercado, o crescimento das mulheres na bolsa saltou de 179.392 em 2018 para 809.533 em 2020. Um crescimento de 400% em apenas dois anos. Nas redes sociais, é possível observar essa representação da realidade por meio dos diversos perfis de investidoras que compartilham conhecimentos com seus seguidores. 

Seja no Instagram ou no Linkedin, essas mulheres falam de assuntos como independência financeira e investimentos para a população leiga, independentemente da classe social. Se depender delas, o mercado financeiro finalmente será mais diverso e acessível – um resultado importante para um caminho que começou a ser trilhado ainda no século 19 com Eufrásia. 

Confira, abaixo, 10 perfis de investidoras para se inspirar e aprender: 

Ana Laura Magalhães  (@explicaana)

Ana Laura Magalhães é sócia da XP (Foto: Reprodução/ Instagram)

Nascida em Uberlândia, Minas Gerais, Ana Laura Magalhães graduou-se em comércio exterior pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), mas encontrou muita dificuldade na busca pelo primeiro emprego. Enquanto se inscrevia em inúmeros processos seletivos, trabalhou como atendente de telemarketing, vendedora de loja de shopping e numa empresa de crédito agrícola. Foram cerca de 17 entrevistas até que conseguisse um cargo de assessora de investimentos na XP – uma área que fugia do seu foco inicial. Como não podia perder a oportunidade, montou o seu portfólio de investimentos e começou a “brincar” no mercado financeiro, além de fazer cursos para aprimorar seu conhecimento. Hoje, a mineira é sócia da XP e conta com um Instagram frequentado por 246 mil seguidores. Em seu perfil, ela ensina como começar a investir do zero, com foco em uma abordagem simples e didática. 

Bea Aguillar (@bea_aguillar)

Bea conta com 350 mil inscritos em seu canal do YouTube (Foto: Reprodução/ Instagram)

Após uma longa carreira como bancária, a catarinense Bea Aguillar resolveu compartilhar seus conhecimentos e, em 2017, criar o seu canal “Papo de Bolsa”. Os vídeos são voltados para quem está começando agora a entender mais sobre o mercado financeiro e o universo dos investimentos. Com mais de 350 mil inscritos, a plataforma no Youtube conta com conteúdos sobre análise de ações, dividendos, fundos imobiliários e até imposto de renda. Já no Instagram, a especialista aproveita para passar informações mais sintetizadas a respeito das finanças, com dicas rápidas e análises feitas a partir das principais manchetes econômicas do dia. 

Betina Roxo (@betinaroxo)

Betina acumula quase 94 mil seguidores (Foto: Divulgação)

Também com foco em desmistificar o mercado financeiro e torná-lo divertido para todos, Betina Roxo cria conteúdos tanto para o seu Instagram – que acumula quase 94 mil seguidores -, quanto para a plataforma da Rico Investimentos, empresa do grupo XP da qual ela é estrategista-chefe. Formada em economia pelo Insper, Betina tem como objetivo principal fazer com que o conteúdo financeiro técnico chegue de forma harmônica para qualquer pessoa, do iniciante ao mais experiente. Por isso, em seus conteúdos, carteiras de investimento são comparadas a pratos de comida coloridos e a saga Harry Potter é uma ótima referência para explicar a inflação. Além disso, no Instagram, Betina gosta de mostrar o lado leve da vida, mesmo trabalhando em um ambiente tão frenético como o setor financeiro. Aspirante a pianista, surfista e cantora, suas postagens mostram que a vida precisa – principalmente – de equilíbrio. 

Beatriz Nantes (@bia.nantes)

Beatriz é a atual COO da Empiricus (Foto: Reprodução/ LinkedIn)

Há 11 anos, Beatriz Nantes foi a primeira mulher e a primeira estagiária a ser contratada pela Empiricus, plataforma digital de investimentos e análises financeiras. Formada em economia pela Universidade de São Paulo (USP), hoje ela responde como chief operating officer (COO) da empresa, além de ser a única mulher do corpo diretivo da companhia. Apesar do lado executivo, nas redes sociais ela faz questão de mostrar que é possível conciliar a carreira com a vida pessoal. 

VEJA TAMBÉM: 5 celebridades que já foram exploradas no trabalho

Carol Sandler (@financasfemininas)

Carol criou uma das primeiras plataformas do Brasil sobre educação financeira para mulheres (Foto: Reprodução/ Instagram)

Também formada em jornalismo, Carol Sandler decidiu mergulhar no conteúdo financeiro com uma certeza sobre o seu público-alvo: escreveria para mulheres. Em 2012, criou o “Finanças Femininas”, uma das primeiras plataformas online do Brasil sobre educação financeira para mulheres. Desde então, seu trabalho nas finanças se fundiu com o jornalismo e abriu novos canais de contato com mulheres que buscam independência financeira. Hoje, o “Finanças Femininas” faz parte do site da Revista CLAUDIA, e Carol ainda apresenta o podcast “Meu Dinheiro, Minhas Regras”. A jornalista conta com 163 mil seguidores no Instagram, onde discorre diariamente sobre empoderamento feminino. 

Gabriela Chaves (@nofrontempoderamento)

Gabriela ensina finanças através do rap (Foto: Reprodução/ LinkedIn)

Nascida e criada na periferia de São Paulo, Gabriela Chaves é economista formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e fundadora da NoFront, plataforma de educação financeira voltada para a população negra. Sua metodologia de ensino utiliza o rap, mais especificamente a discografia do Racionais MC’s, como uma forma de aproximar o conteúdo dos alunos. Nas redes, a jovem aborda o assunto de maneira bem-humorada e acessível, com dicas práticas de economia, breves explicações sobre o mercado financeiro e até “memes” sobre a realidade dos investidores.  

Julia Wazlawick (@wazlawick)

Julia produz conteúdo sobre investimentos e bolsa de valores (Foto: Reprodução/ Instagram)

Julia Wazlawick é embaixadora da gestora financeira Necton Investimentos e graduanda em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com mais de 60 mil seguidores nas redes sociais, a jovem utiliza seu espaço para tirar as dúvidas dos seguidores e clientes sobre o andamento do mercado. A influenciadora também participa de lives e entrevistas que abordam temas como investimentos, bolsa de valores, previdência e economia internacional. 

Louise Barsi (@louise.barsi)

Louise começou a investir aos 14 anos (Foto: Reprodução/ Instagram)

Talvez o nome de Louise Barsi soe familiar para alguns investidores, já que a jovem de 26 anos é nada menos do que a filha do bilionário da bolsa de valores Luiz Barsi. Incentivada pelo patriarca da família a estudar finanças desde cedo, aos 14 anos ela já tinha feito seus primeiros investimentos e, aos 17, trabalhava em corretoras de valores. Hoje, Louise é economista, analista certificada pelo CPNI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) e cofundadora da Ações Garantem o Futuro (AGF), edutech voltada para a democratização da educação financeira. Com 228 mil seguidores no Instagram e 14 mil no LinkedIn, a jovem usa seu espaço nas mídias sociais para compartilhar análises do mercado, dicas de investimento e até mesmo frases motivacionais para quem está iniciando na jornada da independência financeira . 

Nath Finanças (@nathfinanças)

Nath aborda os assuntos financeiros com simplicidade e leveza (Foto: Reprodução/ Instagram)

Formada em administração, a empreendedora Nathália Rodrigues, nascida em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, ingressou no mundo das finanças quando percebeu que seu pai adquiria muitos cartões de crédito sem planejamento. Como já entendia um pouco do assunto, começou a ajudá-lo na organização financeira e, em 2019, percebeu que seu conhecimento podia ir muito além das paredes de casa. Decidiu, então, criar um canal no YouTube para ensinar educação financeira a pessoas de baixa renda. Em poucos meses, o conteúdo explodiu nas redes, chamando a atenção pela simplicidade com que a economia era tratada. Hoje, dois anos depois do início de tudo, Nath Finanças – como ficou conhecida – conta com 209 mil inscritos no YouTube e 402 mil seguidores no Instagram, que virou seu espaço de contato mais direto com os seguidores. Por meio de reels, fotos e textos, seu conteúdo é democrático e atual. 

Nathalia Arcuri (@nathaliaarcuri)

O canal de Nathalia possui 6 milhões de inscritos (Foto: Reprodução/ Instagram)

A entrada de Nathalia Arcuri no mercado financeiro, diferente de outros exemplos citados na lista, não foi nada convencional. Sua trajetória acadêmica não inclui cursos de economia, administração ou comércio exterior. Na realidade, antes de ganhar espaço no universo da educação financeira, Nathalia se formou em jornalismo e trabalhava como repórter. Em 2015, no entanto, frustrou-se com a falta de liberdade nas empresas jornalísticas e decidiu empreender com um blog de educação financeira chamado Me Poupe!, que em menos de um ano virou canal no YouTube, misturando entretenimento e informação para ensinar a economizar dinheiro e começar a investir. Desde então, Nathalia se tornou uma das maiores referências em conteúdo financeiro na internet, conquistando mais de 6 milhões de inscritos no YouTube e 3 milhões de seguidores no Instagram. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×