Investidores assimilam informações sobre variante ômicron

Índices na Europa e futuros nos Estados Unidos mostram recuperação, após fortes baixas no pregão de sexta-feira (26)
avatar Luciene1

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta segunda-feira (29), mas os índices europeus seguem com valorização. No pré-mercado dos Estados Unidos, os índices futuros de ações têm alta indicando uma abertura com valorização nas bolsas de valores, daqui a pouco.

O petróleo também mostra reação nas cotações internacionais do WTI e Brent com ganhos perto de 5%.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Após o susto com a notícia da variante do coronavírus ômicron na África do Sul e em outros países do mundo de quinta-feira (25) para sexta-feira (26) e os preços da maioria dos ativos despencando em clima de aversão ao risco, os mercados se acalmam e avaliam mais informações em relação à nova cepa do vírus.

Os maiores laboratórios produtores de vacinas estimam avaliar a eficácia de seus imunizantes contra a Ômicron, em duas semanas. No entanto, os investidores já assimilaram o risco e seguem o jogo durante esta semana que está repleta de indicadores financeiros importantes.

Nos EUA, vários dados de atividade econômica de hoje até sexta-feira (3) vão agitar os negócios com participantes do mercado em busca de sinalizações sobre o momento em que os juros básicos serão elevados naquele país pelo Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano. Lembrando que lá os juros estão perto de zero desde o auge da pandemia.

Na quarta-feira (1), os investidores vão acompanhar a divulgação do Livro Bege, que é um compilado das informações sobre a economia dos EUA avaliadas pelas unidades do Fed distribuídas pelo país.

Por aqui, a inflação medida pelo IGP-M, o Índice Geral de Preços – Mercado, verificada pela Fundação Getulio Vargas, teve uma desaceleração em novembro, a 0,02%, enquanto havia registrado 0,64% em outubro.

No acumulado de 12 meses, o IGP-M está em 17,89%. Na cesta que compõe o IGP-M, a alta dos preços dos combustíveis foi compensada pela queda nas cotações de commodities como milho, soja e minério de ferro.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista da Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×