NoFront lança segunda edição da campanha Educação Financeira contra o Racismo

Com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento e combater o ciclo da pobreza, iniciativa receberá doações até 10 de dezembro
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Pexels/rodnae
A campanha tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento (Foto: Pexels/Rodnae)

Pelo segundo ano, a plataforma de impacto social NoFront lança a campanha Educação Financeira contra o Racismo, que se debruça sobre a construção de estratégias de letramento e empoderamento econômico gratuitos para a promoção do protagonismo negro por meio da educação financeira. 

Assim, é possível que a base da pirâmide social, composta por mulheres negras e indígenas, pessoas desempregadas, mães e pais solo e coletivos LGBTQIA+ tenham a oportunidade de combater o ciclo da pobreza no qual estão inseridas. 

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“Queremos recuperar valores africanos distorcidos durante a história, exaltar a conexão com a prosperidade e seguir no comando das nossas vidas como pessoas negras motivadas, amparadas e vivas”, diz Gabriela Chaves, fundadora da NoFront, que busca democratizar o acesso ao conhecimento com um olhar sensível sobre questões raciais e de gênero. 

Um dos objetivos da campanha, por exemplo, é colocar em prática o programa de formação em economia política, relações raciais e de gênero, que vai instrumentalizar grupos e coletivos com conhecimentos sobre macroeconomia, fundamentos econômicos e princípios da economia política. O objetivo é formar lideranças periféricas que repliquem os saberes dentro de suas comunidades. Essa formação será somada ao acesso a conteúdos de planejamento financeiro pessoal.

Além disso, a iniciativa busca promover, em 2022, o primeiro Festival de Economia Criativa da Diáspora, que vai propor discussões nas periferias sobre possibilidades econômicas de cooperação entre as populações descendentes da diáspora. Todo o calendário de atividades, no entanto, depende de metas de doações. 

Uma campanha da Fundação Tide Setubal em parceria com o site Benfeitoria, por meio do Matchfunding Enfrente, pretende arrecadar R$ 30 mil em doações diretas -, a cada R$ 1 recebido, o Fundo Enfrente aportará mais R$ 2, triplicando a arrecadação. Sendo assim, o valor total poderá chegar aos R$ 90 mil até o dia 10 de dezembro, tempo limite para a realização de doações. 

“Caso o objetivo não seja alcançado, nenhuma quantia será revertida ao projeto, pois a campanha é tudo ou nada. Precisamos dar continuidade às ações sociais propostas. Essa luta é de todes”, diz Gabriela.

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