O que é preciso saber para minimizar o risco ao investir em ações

Analisar alguns fatores pode ajudar na hora de escolher uma ou outra companhia para apostar
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
abre_financas_caneta-numeros_09nov2021_leungchopan_envatoelements

Embora a caderneta de poupança ainda seja o investimento preferido dos brasileiros – 29% deles destinaram suas reservas a esse tipo de aplicação em 2020, segundo o levantamento Raio-X do Investidor Brasileiro realizado pela Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) -, a procura por ações vem aumentado. Em outubro, a B3, a bolsa de valores brasileira, registrou novo recorde: já são 4 milhões de contas de pessoas físicas em renda variável. 

Antes de apostar no mercado de capitais, no entanto, é preciso estar ciente de que este é um tipo de investimento muito volátil, ou seja, o preço das ações pode subir ou descer repentinamente dependendo de uma série de fatores, que vão das conjunturas nacionais e internacionais ao desempenho das companhias.

OLHA SÓ: O que aprendemos na escola – e o que realmente deveríamos ter aprendido

Para diminuir os riscos, alguns cuidados podem ser tomados, como uma boa análise da empresa da qual se pretende tornar acionista. Companhias com histórico financeiro saudável tendem a enfrentar os momentos de crise com maior resiliência e entregar melhores rendimentos. Stefany Oliveira, analista de investimentos da Toro, vai além. “Perspectivas futuras favoráveis das empresas normalmente produzem reflexos na performance das ações”, diz.

Confira, a seguir, alguns fatores que merecem ser analisados antes de escolher as empresas nas quais deseja apostar:

Cenário econômico

O valor das ações normalmente é impactado por aquilo que os investidores acreditam que pode interferir na performance das companhias e pelas expectativas em relação à economia. Quando existe um cenário pessimista para determinado país, o mercado de capitais certamente vai responder à altura.

“Muitas ações listadas na bolsa de valores são de empresas que têm forte correlação com a atividade econômica. Sendo assim, em momentos de desaceleração, os papéis dessas empresas acabam sofrendo”, diz a analista.

Além disso, alguns indicadores econômicos podem afetar um setor ou uma empresa específica. Uma taxa Selic mais alta, por exemplo, favorece os bancos, pois eles passam a cobrar juros maiores pelos empréstimos que concedem. Por outro lado, a taxa mais alta impacta diretamente os varejistas, pois as pessoas tendem a consumir menos.

Setor

O setor de atuação da empresa é outro ponto que deve ser levado em consideração. Entender como ele se comporta em diferentes momentos econômicos é importante, assim como fazer uma análise de como a empresa na qual se pretende investir está inserida nele. 

LEIA MAIS: 10 perfis de especialistas em finanças para seguir nas redes sociais

Para fazer uma análise setorial é preciso consultar dados como vendas, nível de produção e receitas – do passado e do presente. Assim, fica claro se aquele setor está melhor ou pior ao longo do tempo.

Outra sugestão é comparar a empresa na qual se deseja investir com suas concorrentes. Participação de mercado, crescimento nos últimos anos e expectativas dos principais players devem ser colocados lado a lado. 

Saúde financeira 

Empresas saudáveis financeiramente têm maior tendência à prosperidade. As condições das finanças de um negócio são sinal de boa administração.

“Ter um panorama da situação financeira da empresa vai permitir à investidora uma avaliação mais clara e genuína sobre os negócios. Além disso, entender os números minimiza os riscos de uma aposta errada”, diz a analista.

Por lei, a cada trimestre as empresas negociadas na bolsa são obrigadas a divulgar seus resultados financeiros publicamente. Eles são divididos em três principais categorias: balanço patrimonial, DRE e fluxo de caixa.

E AINDA: Fluxo para bitcoin bate recorde em 2021

O balanço patrimonial mostra como a empresa está usando seus recursos. Ele apresenta os ativos (bens e direitos), os passivos (exigibilidades e obrigações) e o patrimônio líquido, que é resultado da diferença entre o total de ativos e o total de passivos. Em outras palavras, o ativo é tudo aquilo que é gasto para incrementar o faturamento da empresa, como salários, aluguel do espaço e despesas de produção. Já os passivos são gastos que não geram retorno para a empresa, como os juros dos empréstimos e os impostos.

Já o DRE – Demonstração do Resultado do Exercício – mostra como está o desempenho financeiro da empresa, ou seja, o quanto ela gasta, quanto tem de receita e se gerou lucro ou prejuízo no período (três meses). Por fim, o fluxo de caixa mostra o quanto a empresa tem de dinheiro disponível e como ele foi utilizado no período.

Stefany alerta para alguns pontos que necessitam de atenção ao analisar o balanço de uma empresa. O primeiro deles é compreender a linha de gestão do negócio, até para compreender quais indicadores são mais relevantes. Uma empresa pode, por exemplo, apresentar um lucro menor na comparação com o trimestre anterior, mas isso pode ter acontecido porque ela está usando seus recursos para abrir novas filiais, ou seja, trata-se de investimento na expansão. Por outro lado, também existem casos em que as companhias reportam aumentos expressivos de receita com base na venda de unidades – e não porque venderam mais.

Por fim, nunca é demais reforçar que, ao analisar as finanças de uma empresa, tem que se levar em consideração o histórico – e não apenas o período anual. Os balanços são como pedaços da trajetória da companhia, por isso precisam ser interpretados em conjunto. 

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×