Pix completa um ano e apresenta novas funcionalidades

Novidades envolvem medidas de segurança e opções para saque de dinheiro em espécie
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

No aniversário de um ano do método de pagamento, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anuncia que novas funcionalidades estão previstas para os próximos anos com o Pix. O comunicado informa que a partir de hoje (16), haverá uma ferramenta para evitar fraudes, chamada Mecanismo Especial de Devolução.

Com a novidade, em caso de falha operacional ou ação fraudulenta, as instituições envolvidas serão as responsáveis pela devolução do dinheiro. Além disso, outras medidas de segurança chegam para o sistema, como o bloqueio do saldo da conta quando houver movimentações suspeitas e a notificação de operações rejeitadas.

OLHA SÓ: Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Roberto também afirmou que o Pix pode receber a função de pagamento mesmo sem conectividade à internet e citou a possibilidade de interligação com sistemas de pagamento instantâneo de outros países.

Campos Neto avaliou que sistema ainda não atingiu todo seu potencial, destacando que o uso de QR Code, por exemplo, ainda depende de melhor assimilação da tecnologia por usuários.

Pix Saque e Troco

Outra atualização do meio de pagamento é o “Pix Saque e Troco”, que permitirá sacar dinheiro em estabelecimentos participantes e dará a opção de receber valores em espécie como troco em compras. A funcionalidade passa a estar disponível em 29 de novembro.

Na modalidade saque, os clientes podem transferir o valor desejado para um comércio ou instituição financeira e recebê-lo em notas e moedas. Já na opção troco, o consumidor paga o total da compra e também o valor que deseja sacar, assim, recebe a quantia como troco.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×