7 dicas para presentear no Natal sem extrapolar o seu orçamento

Fugir de tentações, montar uma lista e optar por itens feitos por você estão entre as principais recomendações das especialistas em finanças
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Faltam quatro dias para a véspera de Natal e se você é do time que gosta de presentear as pessoas queridas que fizeram a diferença no seu ano, mas não pode – ou não quer – gastar muito, saiba que dá para economizar sem perder o charme.

Com a flexibilização de algumas regras sanitárias, além do Natal, também voltam à cena as confraternizações com os colegas de trabalho e até os sorteios de amigo secreto. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Big Data entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2021 revelou que 72% dos brasileiros devem encerrar 2021 com alguma dívida, enquanto 53% deles acreditam que deverão demorar muito para quitar as pendências financeiras.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Apesar da crise econômica e do alto endividamento do brasileiro, a assessora de investimentos e educadora financeira Luciana Ikedo diz que dá para presentear com economia. Veja, a seguir, 7 dicas de especialistas para agradar quem você gosta sem sobrecarregar o cartão de crédito:

1 – Procure sites de cupons

A primeira recomendação de Luciana é procurar os sites que oferecem cupons e cashback, dinheiro de volta nas compras online. Ela cita o Cuponomia como um exemplo de portal que reúne cupons em mais de 2.000 lojas nas mais diversas categorias. Os descontos oferecidos são válidos somente em compras feitas pela internet e podem ser acessados através do link.


2 – Faça uma lista de presentes

Assim como uma lista em mãos na feira ou no supermercado evita as compras desnecessárias ou por impulso, com os presentes a lógica é a mesma. Segundo a especialista, esse é um bom truque para sufocar aquela vontade repentina de querer comprar tudo o que vê pela frente. “Procure sempre listar todos aqueles que vão receber presentes e quais itens gostaria de comprar. Dessa forma, fica mais fácil determinar o valor máximo que será gasto com cada um e ainda evita as temidas compras por impulso.”

3 – Estabeleça um valor para gastar

Silvana Luzarreta, partner da Nau Capital e ex-CEO do Bradesco, recomenda que seja feito um planejamento do quanto você quer gastar. “Antes de tudo, faça a seguinte pergunta: quanto eu posso gastar nesse fim de ano para dar presentes?. Anote o valor e agora pense em quem serão as pessoas presenteadas. A pandemia mudou um pouco esse filtro. Antes, a gente dava lembrança para manicure, cabeleireiro, médico, secretária, mas, com a grana mais curta, vale pensar nos amigos verdadeiros, que sempre estiveram ao seu lado.”

Luciana Ikedo alerta que comprar um monte de “lembrancinhas” pode dar a sensação de que você está gastando pouco, mas, ao colocar tudo na ponta do lápis, o valor final pode ser alto e representar um grande transtorno no orçamento. “Lembre-se que após as festas, as contas e obrigações financeiras de janeiro também chegarão.”

4 –  Faça uma boa pesquisa

Luciana recomenda, ainda, pesquisar os preços nas lojas físicas e na internet. “Isso é sempre uma boa estratégia. Na maioria das vezes, os sites das lojas e das principais marcas oferecem descontos no e-commerce de grandes varejistas.”

5 – Opte pelo comércio local e por presentes artesanais

A educadora financeira diz que uma outra ótima dica é incentivar o comércio perto de sua casa, dando preferência a produtos artesanais “Ajuda não só a economizar, mas também a fazer girar a economia local. Aqui também entram os presentes manuais, feitos por você mesmo, e que podem agradar – e muito – as pessoas queridas, além de dar um toque de exclusividade ao item recebido.”

Silvana Luzarreta acrescenta que o presente manual tem um significado muito importante, porque é como se você tivesse colocado todo o seu carinho naquela lembrança. “Eu, por exemplo, evitei comprar presentes caros este ano e fiz uma cestinha com uma champanhe, panetone e frutas secas. Comprei a cesta no centro e montei tudo. Ficou lindo e barato.”

6 – Prefira pagar à vista 

O ideal é sempre tentar pagar à vista. Muitas lojas e marcas costumam dar descontos expressivos para essa modalidade. “Existem lojas que, por meio de parcerias, conseguem dar descontos ainda maiores até para quem realiza o pagamento à vista via PIX ou por meio das chamadas carteiras digitais”, diz Luciana.

7 – Cuidado com parcelamentos 

Para não entrar em 2022 no vermelho, Luciana também recomenda ter cuidado com os parcelamentos, afinal, eles precisam ser pagos em algum momento. “Se, mesmo assim, você ainda precisar parcelar, preste atenção nos juros e evite dividir em muitas vezes. A intenção é economizar ao máximo e não começar 2022 cheio de dívidas.”

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×