Como planejar as suas finanças em 2022

Especialistas dão dicas para melhorar a saúde financeira no próximo ano
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
abre_financas_2022_21dez2021_IrynaKhabliuk_envatoelements
Organização financeira pode ser a chave para realizar suas metas em 2022 (Foto: IrynaKhabliuk/ Envatoelements)

É normal chegarmos ao último dia do ano fazendo uma série de planos. Pode  ser uma viagem, um carro ou até o aumento da família. Existem, ainda, aquelas pessoas que querem aproveitar os próximos 12 meses para melhorar algum aspecto de suas vidas, seja a saúde, o trabalho ou as finanças. De qualquer forma, toda meta precisa de um primeiro passo, principalmente quando se trata de uma que envolva dinheiro.

Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), mais de 74% das famílias brasileiras estão com dívidas em atraso, ou seja, aproximadamente três a cada quatro brasileiros possuem algum nível de endividamento. Isso reflete um grande problema no Brasil, que vai além da atual crise que estamos atravessando: a falta de controle e planejamento.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

A chegada de um novo ano, porém, pode ser uma boa oportunidade para assumirmos o controle da nossa vida financeira, diminuir os problemas relacionados a ela e colocar em prática um planejamento capaz de ajudar a conquistar os nossos sonhos num futuro não muito distante.

“Com uma vida financeira organizada, fica mais fácil alcançar seus objetivos. É possível, por exemplo, criar uma reserva de emergência para eventuais situações inesperadas e acumular riqueza no longo prazo. Além disso, essa organização no presente é o que possibilita ter, no futuro, uma vida mais tranquila e segura”, dizem os especialistas da Toro Investimentos.

Veja, a seguir, 5 dicas para quem deseja, finalmente, colocar ordem na sua vida financeira em 2022:

Assuma o controle do seu dinheiro

Assumir o controle financeiro é o primeiro passo para evitar problemas de caixa. Esse controle começa a partir do momento que entendemos e anotamos todas as nossas receitas e gastos. Atualmente existem aplicativos que ajudam a fazer isso, mas você também pode usar uma planilha de gastos.

Nela, é essencial colocar as receitas fixas e variáveis – salário, 13°, restituição do imposto de renda, frilas etc -, as despesas, também fixas e variáveis – aluguel, contas recorrentes, lazer, vestuário e etc –  e, por fim, o dinheiro para investir.

“A partir disso, identifique o quanto esses custos representam na sua receita mensal. Caso sejam maiores do que o valor arrecadado, ligue o alerta: você está gastando mais do que ganha”, dizem os especialistas.

Além disso, ter essa planilha é muito importante para ajudar a evitar desperdício de dinheiro, reduzir as chances de endividamento e planejar os objetivos.

Foque no pagamento de dívidas

O endividamento é um grande problema na realidade da maioria dos brasileiros. Com as altas taxas de juros e de crédito, é necessário focar ao máximo na redução das dívidas para evitar uma bola de neve de problemas no futuro.

OLHA SÓ: Fim de ano é armadilha para compradores compulsivos

Para isso, é necessário analisar tudo aquilo que está atrasado, tentar renegociar o máximo possível para facilitar o pagamento e dar prioridade para as dívidas que possuem taxas maiores de juros.

Segundo a equipe de especialistas da Toro, caso as dívidas sejam muitas, e todos os meses você esteja no vermelho, a saída é focar nos custos mensais e tentar reduzi-los ao máximo, cortando, por exemplo, gastos com lazer e bem-estar.  “Entretanto, caso você já tenha cortado seus custos e, mesmo assim continue no vermelho, a outra saída é buscar se desfazer de bens que não sejam necessários naquele momento, como o carro, por exemplo”, explicam.

Defina as suas metas financeiras

Definir as metas financeiras da forma mais objetiva e detalhada possível é a maneira mais fácil de tirá-las do papel. Quanto mais palpável for o seu objetivo, mais fácil é se organizar financeiramente para realizá-lo.

Assim, ao estipular essas metas, estipule também todas as informações possíveis, incluindo quanto será necessário para concretizá-las e quando você pretende realizá-las. Por exemplo: se você deseja realizar uma pós-graduação, defina qual a instituição escolhida, quanto custa o curso e quando deseja fazê-lo. Com esses dados em mãos, fica mais fácil saber de quanto você vai precisar e quanto tempo terá para atingir o objetivo.

Os especialistas ressaltam, ainda, que antes de definir as metas financeiras é necessário uma organização básica e bem feita das finanças, de forma a identificar possíveis problemas que devem ser solucionados antes de fazer novos gastos.

Desenvolva hábitos financeiramente saudáveis

Desenvolver hábitos saudáveis é sempre algo positivo. Quando falamos sobre dinheiro, é necessário atuar de forma consciente para atingir a liberdade financeira e evitar futuros problemas.

LEIA MAIS: Com juros mais baixos para as mulheres, ELLEBANK é lançado no Brasil

Muitos dos nossos gastos – principalmente os menores – acabam passando despercebidos. Fazer substituições no dia a dia – como do carro pela bicicleta, se possível – é uma boa alternativa para economizar. Trocas como essa valem também para comprar em geral, principalmente de comida.

O importante é desenvolver hábitos que ajudem a controlar os gastos excessivos. Lembre, no entanto, que não precisa ser nada muito radical, que elimine totalmente os prazeres da vida, mas sim uma redução para que esses gastos não atrapalhem a vida financeira e nem causem um susto quando a fatura do cartão de crédito chegar.

Comece a investir

Com um novo ano chegando, aprender coisas novas e aplicar no seu cotidiano pode ser uma boa opção. O investimento é uma forma de fazer com que o seu dinheiro passe a render mais. Dessa forma, fica mais fácil melhorar a saúde financeira e conquistar a tão sonhada independência.

“Recomendamos investir entre 30% e 50% da sua receita mensal. Esses aportes é que vão possibilitar o acúmulo de riqueza e uma vida financeira mais estável e tranquila no futuro”, completam os especialistas.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×